17/12/2021 18h06

Jacqueline Moraes participa da formatura dos cursos profissionalizantes da Casa Abrigo de Cariacica

Foto: Itamar Freire

A vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, participou, nesta sexta-feira (17), da formatura de cursos profissionalizantes da Casa Abrigo “Montanha da Esperança”, em Cariacica. A instituição atende menores em situação de rua ou abandono que se encontram na faixa etária de 12 a 18 anos e oferece formação profissionalizante por meio do Centro de Formação Profissional.

Participaram, pela manhã, 100 formandos e, à tarde, mais 120 alunos de diversos cursos. O ensino é oferecido gratuitamente a cada dois meses com turmas de 30 alunos, nas áreas de informática, lanternagem, pintura de automóveis, panificação e confeitaria, solda, costura, auxiliar administrativo e outros. Além dos abrigados, a Casa Abrigo também realiza atendimento aos jovens da comunidade interessados em se qualificarem.

“A nossa sociedade diferenciou mulheres e homens nas práticas sociais e, depois, supervalorizou os homens. Ao fazer isso, gerou a desigualdade e para desconstruir esse estereótipo temos que agarrar as oportunidades. E hoje, aqui, com essa formatura, cada um de vocês, estão tendo uma nova oportunidade, por meio da capacitação e das oportunidades de emprego”, disse a vice-governadora.

Jacqueline Moraes também falou sobre como aproveitou as oportunidades. “Eu sempre conto a minha história de primeira mulher negra e de periferia a chegar como vice-governadora do Estado destacando que eu tive a oportunidade. Além de saber aproveitar as oportunidades, eu digo a vocês o que eu aprendi com a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris: sou a primeira, mas trabalho, criando oportunidades, para eu não ser a única. E hoje aqui, quero pedir que vocês aproveitem bem essa oportunidade e, mais ainda, criem outras oportunidades para que mais pretos e mais mulheres possam ocupar os mais diferentes espaços de liderança seja na política ou nas empresas em todo o Brasil”, afirmou.

A instituição é filial da Casa Dos Menores De Campinas, fundada em 10/08/1998. É reconhecida como Entidade de Utilidade Pública Municipal, Estadual e também Federal, por meio da matriz em Campinas. Sua principal mantenedora, contudo, é a organização internacional Hope Unlimited for Children, localizada na Califórnia (EUA), que financia também instituições similares na Etiópia. Os recursos para manutenção do trabalho social também são oriundos do recebimento de Emendas Parlamentares, doações de igreja e do empresariado local.

Além da vice-governadora, dos alunos e trabalhadores envolvidos no projeto, também participaram do evento empresários e lideranças religiosas, deputados estaduais e vereadores.

Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria
Íris Carolina Miguez