02/12/2021 17h58

Ipem-ES elimina quatro toneladas de documentos e realiza doação para associações de catadores de Vitória

Na manhã desta quinta-feira (02), o Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES), órgão delegado do Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Estado, realizou duas doações no valor de R$ 1.029,00, cada, para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis da Ilha de Vitoria (Amariv) e a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do Município de Vitória, resultado da eliminação de quatro toneladas de documentos com o prazo de guarda prescrito.

O Arquivo Geral do Ipem, sob responsabilidade da Servidora Svetlana, há um ano iniciou o trabalho de análise e avaliação documental para estabelecer a tipologia, prazo de guarda e a destinação de processos e documentos, de acordo com a Tabela de Temporalidade do Programa de Gestão Documental do Governo do Estado (Proged). Posteriormente, as informações foram inseridas no sistema e- Docs.

O diretor-geral do Ipem-ES, Rogerinho Pinheiro, informou que foram separados para descarte, aproximadamente, 19 mil documentos, que já cumpriram o prazo de guarda estabelecido na Tabela de Temporalidade. “Na primeira fase do descarte, excluímos 15 mil documentos em papel, que foram levados para a empresa de reciclagem, onde foi feita a pesagem. Foram contabilizadas 4 toneladas, o que o corresponde ao valor de R$ 2.058. O saldo arrecadado foi dividido por dois e doado, nesta quinta-feira, para duas associações de catadores de Vitória”, disse Pinheiro.

A servidora Svetlana Rossi explicou que o segundo descarte está programado para a última semana do mês de dezembro e o quantitativo estimado é de 5 mil documentos. No início de fevereiro de 2022, haverá um terceiro descarte que ainda está em fase de análise dos documentos.

Seguindo a Portaria 60-R da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), há a orientação para doações que beneficiem as associações de catadores, pelo trabalho socioambiental realizados por eles, dando andamento a uma cadeia sustentável de reaproveitamento de papel inutilizados.

Sobre o descarte

Seguindo a orientação do Programa de Gestão Documental do Governo do Estado (Proged), para que ocorra o descarte, antes é necessário a aprovação do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), apresentação de relatórios e planilhas onde constam todos os documentos, a publicação de um edital e, só após 30 dias da publicação, o material pode ser descartado. Assim, o descarte é feito em etapas.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sectides
Ana Luiza Freitas / Gabriela Galvão / Larissa Linhalis
(27) 3636-9707 / 6753 / 1822 / 99949-8105 / 99942-9537 / 98102-0236
comunicacao@sectides.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard