03/12/2021 11h15

IPAJM: prorrogado para março/2022 início do recadastramento anual dos aposentados e pensionistas

O Recadastramento anual obrigatório, por meio de “Prova de Vida”, dos aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Estado (IPAJM), que aconteceria no próximo mês de janeiro, foi prorrogado para março de 2022. É o que estabelece a Portaria n.º15-R publicada, nesta sexta-feira (03), no Diário Oficial do Estado.

“O recadastramento será presencial, e por ainda estarmos num período pandêmico – sendo necessário continuar com os cuidados de prevenção ao novo Coronavírus – e de a vacinação em massa que ainda não ter sido finalizada, optamos em alterar o início dessa ação estendendo para março do ano que vem”, explicou a coordenadora do Recadastramento, Márcia Fiorotti.

Clique aqui e confira a normativa na íntegra!

A coordenadora também informou da importância do Recadastramento, e que o procedimento deve ser realizado no mês de aniversário do segurado. “A realização dessa atividade possibilita que a pessoa comprove que está viva, e, dessa forma, continue a receber o seu benefício previdenciário”, disse Márcia Fiorotti, que ainda esclareceu que a ação não envolverá atualização de dados cadastrais, e sim somente a “Prova de Vida”.

Destaca-se que, conforme prevê em normativas do Recadastramento, é obrigatório que todos os aposentados e pensionistas, civis e militares, dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Tribunal de Contas, Defensoria Pública e Ministério Público participem dessa atividade.

Quando fazer o recadastramento “Prova de Vida”?

QUAL O MÊS DO SEU ANIVERSÁRIO? QUANDO DEVO FAZER O RECADASTRAMENTO "PROVA DE VIDA"?
MARÇO EM MARÇO DE 2022
ABRIL EM ABRIL DE 2022
MAIO EM MAIO DE 2022
JUNHO EM JUNHO DE 2022
JULHO EM JULHO DE 2022
AGOSTO EM AGOSTO DE 2022
SETEMBRO EM SETEMBRO DE 2022
OUTUBRO EM OUTUBRO DE 2022
NOVEMBRO EM NOVEMBRO DE 2022
DEZEMBRO EM DEZEMBRO DE 2022
JANEIRO EM JANEIRO DE 2023
FEVEREIRO EM FEVEREIRO DE 2023

As regras específicas sobre o Recadastramento, como o local onde os segurados devem comparecer para a “Prova de Vida”, horários, documentação necessária, estão previstas para serem divulgadas no mês anterior ao início do recadastramento.

Em caso de dúvidas, acesse o site do IPAJM, no banner intitulado "Recadastramento", disponível à direita da página, conforme mostra imagem abaixo ou entre em contato com o serviço de teleatendimento da autarquia pelos números 27 3201-3180 e 0800-2836640, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

IPAJM

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM), autarquia estadual vinculada ao Poder Executivo, é responsável pela administração do Regime Próprio de Previdência do Estado do Espírito Santo (ES-Previdência), como gestor único, desde a implantação da Lei Complementar 282/2004, e pela gestão do Sistema de Proteção Social dos Militares (integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, remunerados por subsídio ou por soldo), de acordo com a Lei Complementar nº 943/2020.

Texto: Carolina Paixão e Larissia Nobre

Assessoria de Comunicação do IPAJM