21/02/2017 17h35 - Atualizado em 21/02/2017 17h37

IPAJM: ato de aposentadoria é enviado à residência do segurado

O servidor efetivo vinculado ao Regime Próprio de Previdência do Estado (ES-Previdência), após completar os requisitos para se aposentar e obter o benefício deferido e devidamente publicado no Diário Oficial (DIO/ES), pelo Instituto de Previdência Estadual (IPAJM), recebe em sua residência uma carta da autarquia contendo cópia da portaria de aposentadoria. Esse procedimento é padrão. Por isso, o Instituto orienta que em caso de mudança de endereço o segurado comunique imediatamente ao órgão.

 

Há duas formas para proceder com a alteração de endereço: comparecendo à Central de Atendimento (CAT) do Instituto ou enviando toda a documentação necessária pelos Correios.

 

Pessoalmente

 

O segurado que optar por providenciar a devida atualização pessoalmente na Central do Instituto deve, no momento do atendimento, estar munido de um comprovante de residência recente (conta de água, luz, telefone), carteira de identidade, CPF e contracheque. Todos devem ser documentos originais, que serão apresentados ao atendente da Central.

 

A Central de Atendimento (CAT) funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, e está localizada na própria sede do Instituto (térreo), na Avenida Cezar Hilal, no bairro Santa Lúcia, Vitória.

 

Correios

 

Quem preferir solicitar a atualização de endereço via Correios deve preencher o formulário disponível no link abaixo, devidamente assinado pelo segurado e com firma reconhecida, e encaminhá-lo ao IPAJM junto com cópias autenticadas de um comprovante de residência atual, da carteira de identidade, do CPF e do contracheque. O endereço para correspondências é Avenida Cezar Hilal, 1345, Santa Lúcia - Vitória – ES, CEP: 29056-083.

 

Clique aqui e acesse o formulário

Em caso de dúvidas quanto ao preenchimento desse documento, basta entrar em contato pelos números 0800-2833364 e (27) 3636-4192.

Pasep

 

Com a carta e a cópia da publicação do ato de aposentadoria, em mãos, o segurado pode procurar uma das agências do Banco do Brasil para verificar se tem direito ao PASEP - Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. É necessário também, na ocasião, estar munido de carteira de Identidade e CPF, de acordo com informações constantes em www.bb.com.br. Vale lembrar que o benefício do PASEP é um valor em dinheiro acumulado desde o ingresso do servidor no serviço público.

 

IPAJM

 

O IPAJM é responsável pela administração do Regime Próprio de Previdência do Estado do Espírito Santo, como gestor único, após a implantação da Lei Complementar 282/2004, e tem como competências a concessão e gestão dos benefícios previdenciários de aposentadorias, pensão por morte e auxílio reclusão, bem como arrecadação, investimentos e administração das contribuições previdenciárias dos órgãos e servidores do Estado.

 

Vale destacar que o Instituto possui cerca de 31 mil aposentados e 6 mil pensionistas. Outras informações sobre o Regime Próprio de Previdência Estadual (ES-Previdência) podem ser obtidas pelo www.ipajm.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação do IPAJM

Carol Paixão

comunicacao@ipajm.es.gov.br

carolina.ferreira@ipajm.es.gov.br

(27) 3636-4189 / 98817-4825

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