05/12/2017 17h56 - Atualizado em 05/12/2017 18h03

Intercâmbio 2018: Sedu divulga lista de estudantes inscritos no processo seletivo

Foto: Assessoria de Comunicação/Sedu

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) divulgou, nesta terça-feira (05), a lista de candidatos inscritos no processo seletivo para 130 vagas no Programa de Intercâmbio 2018. São bolsas de estudo para os países Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Chile, onde os estudantes poderão aprimorar o conhecimento nas Línguas Inglesa ou Espanhola.

Podem participar do processo seletivo, exclusivamente, estudantes matriculados ou concluintes no mês de julho de 2017 no Centro Estadual de Idiomas e que estejam cursando o Ensino Médio em escola da rede pública estadual até dezembro 2017.

As 130 vagas de intercâmbio serão distribuídas em: 40 bolsas na modalidade High School (para estudantes com idade entre 15 e 16 anos), 80 bolsas na modalidade Curso Intensivo de Inglês (para estudantes maiores de 17 anos cursando inglês) e 10 bolsas na modalidade Curso Intensivo de Espanhol (para estudantes maiores de 16 anos cursando espanhol).

Seleção

O processo seletivo será constituído de três etapas distintas de caráter eliminatório e classificatório. Na primeira etapa, prova de múltipla escolha em Língua Inglesa ou Espanhola com 30 questões, correspondentes a cada nível do curso, totalizando 30 (trinta) pontos. Será classificado nesta etapa o candidato que obtiver aproveitamento mínimo de 90%.

A segunda etapa será a apresentação de Boletim escolar, carta de recomendação e do termo de compromisso e autorização, assinado pelos pais ou responsáveis e estudante, assumindo o compromisso de participar do programa, caso aprovado na 3ª etapa.

A terceira etapa será uma entrevista oral com os estudantes, com o objetivo de avaliar a capacidade de expressão na língua estrangeira sobre temas do cotidiano do estudante, conforme o nível do curso frequentado.

O resultado final do processo seletivo considerará a somatória da primeira e terceira etapas e a avaliação do perfil do estudante. Serão contemplados com as bolsas de estudos, os alunos que, no seu CEI, tiverem a melhor classificação, de acordo com o número de bolsas disponíveis e categorias determinadas pelo edital.

A previsão é que o resultado final seja divulgado no dia 12 de março de 2018.

Programa de Intercâmbio

O Programa de Intercâmbio é uma ação realizada desde 2010, que tem como objetivo possibilitar aos estudantes do Centro Estadual de Idiomas (CEI), que possuem bons resultados no curso, a oportunidade de concorrer a vagas de intercâmbio no exterior e aprimorar o idioma. Desde o início, 373 estudantes já participaram do programa.

A maioria dos estudantes que participou do Programa de Intercâmbio já ingressou no ensino superior, outros estão trabalhando como professores e coordenadores de inglês em cursos particulares, atuam como intérpretes em feiras internacionais, em agências de intercâmbio, no aeroporto, entre outras atividades nas quais o inglês e ou o espanhol foram imprescindíveis para ingresso.

Centro Estadual de Idiomas

O Governo do Espírito Santo criou o Centro Estadual de Idiomas (CEI) em 2009, para a oferta de língua estrangeira aos estudantes do ensino médio da rede pública estadual com boas notas e frequência escolar. O objetivo é propiciar a oportunidade de aprendizagem do idioma para uso nas diversas situações em que seu conhecimento é necessário.

As atividades começaram com cursos de inglês em seis unidades no Estado – Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina. Em 2012 foi iniciada a oferta de curso de espanhol nas unidades da Grande Vitória. Atualmente, os CEIs atendem 5.310 estudantes do ensino médio da rede pública estadual de ensino.

Para 2018, mais dois novos Centro Estaduais de Idiomas (CEI) serão implantados nos municípios de Linhares e São Mateus. Cada CEI abrirá 500 vagas, totalizando mais 1.000 estudantes que vão aprender um segundo idioma.

Lista de estudantes inscritos

Lista de estudantes indeferidos

Edital

Informações adicionais:

(27) 3636-7874

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/ Sedu

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard