11/03/2022 17h52

Inscrições para seleção de professores do Pronatec estão abertas

Estão abertas, nesta sexta-feira (11), as inscrições para a seleção de professores conteudistas e regentes para atuarem em regime de concessão de bolsas nos cursos de formação inicial e continuada do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Qualifica Mais Emprega Mais, nas modalidades presenciais e a distância (EaD).

A seleção visa a formação do Cadastro de Reserva com validade por 12 meses, podendo ser prorrogado por até igual período. As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio eletrônico e, por isso, o candidato deve acessar o site www.selecao.es.gov.br até o dia 17 de março de 2022.

Os profissionais selecionados para atuar no Pronatec Qualifica Mais Emprega Mais serão remunerados na forma de concessão de bolsas, em conformidade com a Lei nº 12.513, de 26 de outubro de 2011, e do Decreto Estadual nº 4.496-R, de 09 de setembro de 2019 (e suas alterações), pelo tempo efetivamente trabalhado na execução das atribuições.

Para a função de professor conteudista (EaD), o valor da bolsa será de R$ 1.300 por mês. Já para o professor regente (presencial), o valor será R$ 50 por hora/aula, com duração de 1 hora, conforme a carga horária do curso.

As oportunidades voltadas para professor conteudista bolsista estão distribuídas em cinco áreas: Hospitalidade e Lazer, Infraestrutura, Gestão de Negócios, Informação e Comunicação e Saúde. A exigência de formação profissional está descrita no Anexo I do Edital nº 001/2022. O mesmo ocorre para a seleção na função de professor regente (presencial), que é voltada para a área de Controle de Processos Industriais. Os selecionados para a função de professor regente vão atuar no município de João Neiva.

Os interessados devem observar alguns requisitos, como: ter habilidade para utilizar computadores com sistema operacional Windows e internet; ter computador com acesso à internet banda larga; ter conhecimento do ambiente virtual de aprendizagem MOODLE; ter formação exigida para a vaga, conforme o anexo I do Edital e de acordo com a área pretendida; ser brasileiro nato ou naturalizado; estar quite com as obrigações eleitorais; ter, na data da chamada para escolha de vagas, a idade mínima de 18 (dezoito) anos completos; enquadrar-se à previsão do Decreto Federal nº 3.298, no caso de candidato portador de deficiência; estar inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF); não estar em débito com a Fazenda Pública Estadual e não estar respondendo processo administrativo disciplinar.

Seleção

O processo seletivo compreenderá duas etapas, sendo a 1ª de inscrição e a 2ª etapa de comprovação de títulos e formalização do termo de compromisso. A divulgação da chamada vai se dar no site www.selecao.es.gov.br ou via e-mail. A formalização do termo de compromisso vai se dar de acordo com a conveniência e necessidade da administração pública.

Mais informações relacionadas ao edital serão obtidas, exclusivamente, pelo e-mail pronatec.gep@sectides.es.gov.br.

Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivos expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, e de cursos de Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores.

Todos os cursos são desenvolvidos sob a orientação do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, disponível no site do Ministério da Educação (MEC).

Confira a íntegra do edital Edital 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sectides
Ana Luiza Freitas / Gabriela Galvão / Larissa Linhalis
(27) 3636-9707 / 1822 / 99949-8105 / 99942-9537 / 98102-0236
comunicacao@sectides.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard