15/09/2025 13h18

Inscrições para editais de boas práticas em direitos humanos encerra dia 22

Termina no próximo dia 22 de setembro o prazo para as inscrições nos editais Inova Afro, Contemplando a Tradição – Edição Quilombolas, Diversidades e Dignidades, promovidos pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH). Com premiações de R$ 10 mil para cada prática premiada, totalizando um investimento de R$ 250 mil, a iniciativa tem o objetivo é reconhecer, valorizar e promover ações realizadas na promoção da dignidade, equidade e cidadania da população. Os editais estão disponíveis no site da SEDH.  

Os editais são muito mais que premiações, sendo uma forma de democratizar recursos públicos e reafirmar o compromisso do Governo do Estado com as pautas de inclusão, justiça social e enfrentamento das desigualdades. A SEDH nesta edição está ampliando os editais, pois além de trazer a terceira edição dos editais Inova Afro e Diversidades, estão sendo lançados os editais Contemplando a Tradição, com foco na população quilombola, atendendo à demanda captada por meio do projeto ABC pela Cidadania, e Dignidades, que reconhece iniciativas que tenham como finalidades fortalecer, incentivar e promover a garantia de direitos, a dignidade, a autoestima, a autonomia e melhores condições de vida da população em situação de rua. 

Editais

O 3º Prêmio de Boas Práticas em Promoção da Igualdade Racial, Inova Afro, premiará dez práticas que se adequem aos critérios definidos pelo edital, podendo ser indicados afroempreendedores que realizem atividades em diversas áreas como moda, música, gastronomia, audiovisual, design, tecnologia, beleza, economia, educação, influência digital, comunicação, esporte, literatura, linguagens artísticas, eventos entre outras, e que sejam ações voltadas a dar visibilidade e fortalecer a cultura negra, influenciando debates sobre desigualdades raciais.

Ainda relacionado à população negra, a primeira edição do Edital Contemplando a Tradição – Edição Quilombolas premiará cinco iniciativas elaboradas e/ou realizadas pela população Quilombola em território capixaba, podendo concorrer pessoas físicas, coletivos e organizações da sociedade civil que cumpram com os critérios do descritos no Edital. O principal objetivo da ação é fortalecer a cultura, a autonomia e os direitos das comunidades quilombolas do Estado.

Com o objetivo de combater a LGBTIfobia e promover a cidadania no território capixaba, o 3º Prêmio de Boas Práticas em Promoção da Cidadania LGBTI+, o DiversidadES, premiará cinco iniciativas que buscam combater o preconceito. O edital busca contemplar pessoas físicas, organizações ou coletivos formados majoritariamente por pessoas LGBTI+.

Buscando reconhecer iniciativas que promovam a dignidade, garantia de direitos, autoestima, autonomia e melhores condições de vida para a população em situação de rua, a SEDH criou o 1º Prêmio de Boas Práticas com População em Situação de Rua, o DignidadES, que terão cinco contemplados.

Todos os editais estão disponíveis no site da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) e são direcionados a pessoas físicas, coletivos e associações com representantes maiores de 18 anos.

Confira os editais:

Inova Afro  https://l1nk.dev/xZ7DJ

Contemplando à Tradição – Edição Quilombolas https://acesse.one/AX1JJ

DiversidadES  https://l1nk.dev/xumiX

DignidadES  https://acesse.one/eQegW

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Simone Diniz
(27) 3134-1414

comunicacao@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard