17/06/2017 09h00

Inscrições para 720 vagas para o Fames nas Comunidades se encerram no próximo domingo (18)

Foto: Divulgação/SEDH

O prazo de inscrição para o projeto Fames nas Comunidades em quatro bairros do Programa Ocupação Social termina neste domingo (18). São 720 vagas para os cursos de violão, de voz e de percussão, incluindo aulas de pandeiro, surdo, tantã e chocalho. As turmas serão abertas nas comunidades de Nova Rosa da Penha e Flexal II, em Cariacica; Interlagos, em Linhares; e Ayrton Senna, em Colatina. Serão 180 vagas disponíveis para cada bairro.

Para se inscrever basta acessar o site www.direitoshumanos.es.gov.br e clicar em Fames nas Comunidades. Também é possível se inscrever por meio do site www.fames.es.gov.br.

Formação

O projeto tem como objetivo facilitar o acesso à educação musical para crianças, adolescentes e jovens de baixa renda. Para participar basta ter de 10 a 24 anos de idade e morar no município onde será realizado o curso. Cada oficina terá um limite de 60 vagas disponíveis, e não será possível participar de mais de uma.

A divulgação do resultado será no dia 27 de junho, nos sites onde foram feitas as inscrições, com o início das aulas previsto para o mês de julho.

É importante que os selecionados compareçam aos locais de realização dos cursos no primeiro dia de aula portando um documento com foto para realizar a matrícula. Os alunos menores de idade deverão estar acompanhados de um adulto. Caso não seja possível ir ao local no primeiro dia, a matricula poderá ser realizada depois, enquanto restarem vagas.

Locais das aulas

Em Cariacica, as aulas vão acontecer na EEEFM Teotônio Brandão Vilela, em Nova Rosa da Penha II, na Rua 108; enquanto em Flexal as atividades serão na EEEFM Ana Lopes Balestrero, na Rua Lourival de Almeida.

Em Interlagos, as aulas serão concentradas no CRAS do bairro, localizado na Avenida República; enquanto em Colatina, as aulas de voz, de violão e de percussão serão oferecidas na Incubadora de Empresas de Base Mista de Colatina, na Avenida Padre Acácio Valentin de Moraes, em Ayrton Senna.

Ocupação Social

O projeto Fames nas Comunidades é desenvolvido pela Faculdade de Música do Espírito Santo em parceira com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e faz parte das ações do Programa Ocupação Social.

O Programa tem como principal objetivo reduzir os índices de homicídio entre os jovens, que historicamente representam 40% das vítimas de crimes contra a vida, no Espírito Santo.

São 25 bairros atendidos, entre Grande Vitória e interior, identificados como áreas de alta vulnerabilidade. Para mudar essa realidade, o Ocupação Social busca levar novas oportunidades ao público jovem, a exemplo de cursos profissionalizantes, de ações de promoção e formação em empreendedorismo, junto com projetos de geração de renda, acompanhados de atividades culturais e esportivas. Já são 10 mil oportunidades confirmadas para o ano de 2017.

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Direitos Humanos – SEDH

Suellen Barone / Maurílio Mendonça

E-mail: suellen.barone@sedh.es.gov.br / maurilio.mendonca@sedh.es.gov.br

 

Texto: Caio Fassarella

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard