Inscrições abertas para quatro editais de boas práticas em Direitos Humanos

Com o objetivo de reconhecer, valorizar e financiar ações exitosas que promovem a dignidade, a equidade e a cidadania, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), abre, nesta sexta-feira (31), o período de inscrições dos editais Inova Afro, Contemplando a Tradição – Edição Quilombolas, Diversidades e Dignidades. O investimento é de R$ 250 mil. Os editais estão publicados no site da Secretaria. Acesse.
Mais do que premiações, esses editais constituem uma ferramenta de democratização de recursos públicos, estimulando o protagonismo de afro empreendedores, pessoas LGBTI+, comunidades quilombolas e entidades que atuam com a população em situação de rua. Eles reafirmam o compromisso do Governo do Estado com uma agenda de inclusão, justiça social e enfrentamento das desigualdades históricas.
Os editais Inova Afro, Contemplando a Tradição, Diversidades e Dignidades estão disponíveis no Diário Oficial do Estado e no site da SEDH. O período de inscrição é de 31 de julho a 22 de setembro. Cada uma das práticas contempladas receberá o valor de R$ 10 mil.
A SEDH amplia os editais de reconhecimento de boas práticas em direitos humanos. Além dos editais Inova Afro e Diversidades, que estão na terceira edição, estão sendo lançados os editais Contemplando à Tradição, que, nesta edição, tem o foco na população quilombola, e o Dignidades, que tem como objetivo premiar ações de promoção direitos das pessoas em situação de rua.
A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, destaca a importância dos editais. “Por meio dos editais, o Governo do Estado valoriza e, ao mesmo tempo, incentiva pessoas e instituições a realizarem ações de promoção dos direitos humanos, colaborando com uma sociedade mais justa e igualitária”.
Editais
Direcionado a afroempreendedores e iniciativas voltadas à população negra, o 3º Prêmio de Boas Práticas em Promoção da Igualdade Racial, o Inova Afro, premiará dez práticas. Também direcionado à população negra do Estado, foi lançada a primeira edição do Edital Contemplando à Tradição – Edição Quilombolas. O objetivo é fortalecer a cultura, os direitos e a autonomia de comunidades quilombolas. Serão cinco os premiados.
Outro edital é o 3º Prêmio de Boas Práticas em Promoção da Cidadania LGBTI+, o DiversidadES que tem como foco o combate à LGBTIfobia e promoção da cidadania LGBTI+. Serão premiadas cinco (05) iniciativas.
E, com objetivo de reconhecer ações que promovam dignidade, autonomia e direitos das pessoas em situação de rua, o Governo lança o Edital do 1º Prêmio de Boas Práticas com População em Situação de Rua, o DignidadES. Serão cinco os contemplados.
Os editais são direcionados a pessoas físicas, coletivos e associações representados por pessoas maiores de 18 anos.
Confira os editais:
Inova Afro https://l1nk.dev/xZ7DJ
Contemplando à Tradição – Edição Quilombolas https://acesse.one/AX1JJ
DiversidadES https://l1nk.dev/xumiX
DignidadES https://acesse.one/eQegW
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Simone Diniz
(27) 3134-1414