21/02/2018 16h42 - Atualizado em 22/02/2018 14h40

Inscrições abertas para a 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

As escolas da rede pública e privada já podem inscrever seus estudantes para participarem da 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Para entrar na disputa, é preciso acessar o endereço www.obmep.org.br e preencher o formulário com as informações necessárias, até o dia 02 de abril. As inscrições devem ser feitas pelo diretor ou professor responsável pela competição na unidade de ensino.

Podem participar alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas. Professores, escolas e secretarias municipais de Educação, relacionadas aos concorrentes, também concorrem a prêmios.

A competição será realizada em duas etapas. A primeira prova será no dia 05 de junho e a segunda, dia 15 de setembro. Todos os inscritos participam da primeira prova, que será realizada na própria escola onde o aluno estuda.

O desafio é resolver 20 questões de múltipla escolha. Do desempenho desta fase, a olimpíada seleciona aproximadamente 5% dos estudantes, por escola, com melhor pontuação, que vão para a segunda etapa, no dia 15 de setembro.

A relação de vencedores será divulgada em 21 de novembro.

OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é promovida pelos ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação, e é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Seu objetivo é estimular o estudo da Matemática e revelar talentos na área. Para incentivar a participação dos alunos, são distribuídos materiais didáticos, oferecidas bolsas de iniciação científica aos estudantes e reconhecimento aos educadores, escolas e secretarias.

Mais informações podem ser obtidas no site: www.obmep.org.br

Assessoria de Comunicação / SEDU
Vivian Camargo / Flávia Zambrone / Gustavo Pereira