Informações do SUS capixaba em tempo real no Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual (Cieges)
Informações em tempo real do Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba já estão disponíveis no Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS (Cieges-ES). O lançamento da plataforma que promete inovar a gestão da saúde pública no Espírito Santo aconteceu no auditório da Sesa Enseada, em Vitória, nesta segunda-feira (17). O Estado é o 13º no país a ter uma plataforma virtual com dados estratégicos em saúde.
O Cieges é uma plataforma moderna, de navegação fácil e instintiva, com informações sobre todas as redes de atenção da saúde pública do Espírito Santo. Ele conta com uma Inteligência Artificial (IA), a Estrela, para ser assistente virtual e potencializar a busca de informações qualificadas. O Cieges pode ser acessado por gestores, órgãos de controle e pela população em geral.
“Quando estive na Sesa em 2011 como subsecretário, não havia sistema de gestão. O controle de informações era feito em planilhas. Os processos eram de papel. Agora, de volta como gestor da pasta, percebo o quanto avançamos com diversos sistemas. Geramos muitos dados. Temos informações que ainda não nos auxiliam nas tomadas de decisão. Conseguimos acompanhar indicadores de regulação ambulatorial, e em outros setores. O Cieges vai gerar, com rapidez, informações qualificadas para tomada de decisões assertivas na Sesa. O Cieges vai juntar as informações de diversos sistemas. Quando mais precisa for nossa avaliação, mais eficiente seremos”, afirmou o secretário da Saúde, Tyago Hoffmann.
O secretário executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Jurandi Frutuoso, parabenizou o Estado pelo lançamento do Cieges. “Transformação digital é o exemplo de evolução pela humanidade. Precisamos trabalhar a comunicação para mostrar a evolução do SUS com tecnologia de ponta. Temos políticas públicas que precisam estar do lado da ciência e do conhecimento”, afirmou Frutuoso.
A transformação digital transcende o uso de novas tecnologias, segundo o gerente do Conass, Sandro Terabe, que fez a palestra de abertura do evento. “Ela envolve mudança de mentalidade e cultura e organização de prática de gestão. Temos elementos para fazer essa virada da eliminação de processos e de burocracias. A inteligência artificial está a nosso favor. Ela tem um poder integrador, que pode nos ajudar a acompanhar a transformação digital. O objetivo dela é construir um SUS mais construtivo e real, que melhore a qualidade de vida da população.”
O promotor e diretor do Centro Operacional de Implementação das Políticas de Saúde do Ministério Público, Itamar Ramos, parabenizou o Governo do Estado pelo lançamento do Cieges. “Espero que a integração traga avanços ao Espírito Santo. Parabenizo os servidores envolvidos também.”
O Cieges também integra ao projeto da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), uma plataforma do Ministério da Saúde que promove a interoperabilidade de dados de saúde no Brasil. No futuro, a RNDS vai conseguir ofertar salas de situação em tempo real das saúdes pública e privada brasileira.
Palestras
Além da palestra “O Papel do Conass na Inteligência em Saúde”, com Sandro Terabe, houve explanação do subsecretário de Regulação do Acesso em Saúde, Gleikson Barbosa, sobre o uso da inteligência de dados na redução de filas e na ampliação do acesso nas consultas e exames do SUS.
“Transparência de dados por meio do Observatório Capixaba de Direito à Saúde” foi o tema da palestra do representante do Lab.SUS+Justiça, Fabrício Santos Neves, que abordou os dados públicos sobre judicialização.
As potencialidades da Wiki Saúde e sua interface com o Cieges foram tema da apresentação do gerente de Tecnologia da Informação (GTI) da Sesa, Marcio Merçon. A analista de sistemas da GTI Luciane Marinho explicou com detalhes as ferramentas do Cieges aos servidores, encerrando o evento.
Confira as imagens do evento aqui.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
