06/06/2023 16h44

Incaper participa do Seminário Estadual do Pacto Agroecológico Capixaba

Para estimular o processo de transição agroecológica nas propriedades rurais de Viana, a Faculdade de Direito de Vitória (FDV) sedia, nesta terça-feira (6), o Seminário Estadual do Pacto Agroecológico Capixaba. O evento coloca em pauta, com palestras e rodas de conversa, o papel da agroecologia, com a melhoria dos processos produtivos, respeito ao meio ambiente e oferta de alimentos de qualidade na mesa dos capixabas. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) é parceiro e um dos realizadores.

O evento é uma realização do Pacto Agroecológico, Prefeitura de Viana, Ministério Público do Espírito Santo (MP/ES), Ministério da Agricultura (Mapa), Sebrae, Instituto Federal - campus Viana e Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), além do Incaper.

A programação conta com palestras e roda de debates de profissionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) - Brasília e Ceará; Universidade Federal de Viçosa-MG (UFV); Do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA); Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Ifes - campus Santa Teresa, Cooperativa Agroindustrial (Coagro) e da Câmara de Viana.

Na abertura, Engio Bergoli, secretário de Estado da Agricultura, destacou a importância da agroecologia. "Estamos propondo e estabelecendo ações conjuntas no rumo da sustentabilidade. O Governo do Estado já tem como tema transversal a sustentabilidade em seus planejamentos e ações. Foi assim na construção do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Pedeag) e no Plano de Desenvolvimento Sustentável da Cafeicultura do Espírito Santo. E estamos valorizando todas as formas poupadoras de recursos naturais para a produção de alimentos, como a agricultura orgânica, agroecológica, biodinâmica, entre tantas outras”, pontuou Bergoli.

Ainda na abertura do evento, foi destacada a iniciativa da Prefeitura de Viana de iniciar a instituição da política pública de agroecologia e produção orgânica no município - o projeto está na Câmara de Vereadores do município.

O Incaper e o município de Viana têm projetos realizados em parceria, como a instalação da Fazenda Experimental Engenheiro Agrônomo Reginaldo Conde (FERC), localizada na região de Jucuruaba. E para o diretor-técnico Antonio Elias Souza da Silva, o instituto será, mais uma vez, o parceiro ideal para tocar a iniciativa: “Em termos de qualificação de profissionais, nos quadros do Incaper temos mestres e doutores, altamente capacitados e que não param de se capacitar no tema. Podem somar muito, isso também serve para demais municípios. Destaco também a necessidade de levarmos para um maior número de capixabas o papel da comercialização dos produtos agroecológicos. A população precisa conhecer o potencial que essas famílias têm e estão produzindo”, afirma.

Assessoria de Comunicação do Incaper
Tatiana Toniato Caus / Daniel Borges