Incaper fortalece serviços de assistência técnica e extensão rural com novos veículos
.jpeg?v=638894826198102250)
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) está reforçando sua frota com a aquisição de nove novos veículos utilitários de cabine dupla. O objetivo é ampliar a capacidade de atendimento dos extensionistas rurais, garantindo mais agilidade e qualidade no suporte aos agricultores familiares em todas as regiões do Espírito Santo.
A entrega dos veículos começou neste mês, com os dois primeiros destinados às equipes dos escritórios locais de Itapemirim e Linhares. O investimento total é de R$ 1,1 milhão, proveniente de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Os demais veículos serão entregues ao longo dos próximos meses.
“Estamos reforçando nossa estrutura operacional para oferecer uma assistência cada vez melhor aos nossos agricultores e agricultoras. Com esses investimentos, garantimos mais capilaridade e eficiência na entrega de soluções tecnológicas e sociais aos produtores de todas as regiões do Estado”, afirmou o diretor-geral do Incaper, Alessandro Broedel.
A iniciativa fortalece a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública como política estratégica para o desenvolvimento sustentável do meio rural capixaba. Nos últimos meses, o Incaper também ampliou sua equipe de extensionistas, com o ingresso de profissionais aprovados em concurso público.
“Os serviços de Ater são essenciais para difundir tecnologias, promover inovações e boas práticas agrícolas, além de contribuir com a geração de renda no campo. Para se ter uma ideia do alcance dessas atividades, em 2024, quase 40 mil produtores rurais foram atendidos pelo Incaper”, destacou Alessandro Broedel.
Equipe do escritório de Itapemirim recebe automóvel Equipe do escritório de Itapemirim recebe automóvelRenovação da frota
A aquisição de novos veículos integra o plano de reestruturação e modernização do Incaper. Em 2024, 25 novas picapes já haviam sido incorporadas à frota da instituição, destinadas às atividades de Ater e ao suporte à pesquisa agropecuária. Em 2025, também foram entregues caminhonetes, caminhões e máquinas agrícolas às fazendas experimentais do instituto, com recursos dos governos estadual e federal.
“O fortalecimento da estrutura do instituto está alinhado com políticas públicas estaduais e federais voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar, à inclusão produtiva e à redução das desigualdades no campo”, reforçou Broedel.
Informações à Imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Felipe Ribeiro
(27) 98849-6999
comunicacao@incaper.es.gov.br