26/04/2019 12h35

IJSN participa de fórum para revisão do PDM de Santa Teresa

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) participou nesta quinta-feira (25) do I Fórum Municipal de Política Territorial de Santa Teresa, na região Serrana do Estado. Na ocasião, a coordenadora de estudos territoriais do IJSN, Letícia Tabachi, proferiu palestra sobre os instrumentos da política urbana.

O município deu início, durante o evento, ao processo de reformulação do seu Plano Diretor Municipal (PDM), que contará com apoio e orientação do IJSN. O PDM é um instrumento legal que visa orientar a ocupação ordenada do solo urbano, com vistas à preservação da natureza e da memória, observando os interesses coletivos e particulares.

O Diretor Presidente do IJSN, Luiz Paulo Vellozo Lucas, compôs a mesa de honra do evento e destacou a tradição do Instituto em estudos voltados ao desenvolvimento urbano, com foco atualmente no Desenvolvimento Regional. "O governador Renato Casagrande nos incubiu da missão de cuidar da construção dos planos de Desenvolvimento Regional para as microrregiões capixabas, numa parceria com as secretarias de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Fapes ecom a sociedade. O IJSN tem a expertise do PDUI (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado), construído para a Região Metropolitana no âmbito do Comdevit (Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória), cuja secretaria executiva e presidência são de responsabilidade do IJSN", pontuou.

Ele elogiou a iniciativa e preocupação do município de Santa Teresa em dar luz ao planejamento territorial ordenado. "Santa Teresa tem um desenvolvimento promissor e é importante que este aconteça com base em regras pactuadas e que cuidem da valorização do conjunto da cidade. Assim, a qualidade de vida vai crescer junto com a cidade. O desenvolvimento para ser bom tem que ser pensado, planejado e pactuado. Com a revisão do PDM, o município de Santa Teresa dá um importante passo nesta direção", ressaltou.

O prefeito Gilson Amaro agradeceu a parceria e apoio do IJSN: "Ficamos gratos a quem participa e nos ajuda a construirmos um município melhor. O nosso interesse é pensar nas futuras gerações. Além de cumprir a lei, precisamos de cidades sustentáveis que cresçam com qualidade e participação da sociedade".

Durante sua exposição, a coordenadora de estudos territoriais do IJSN, Letícia Tabachi, falou sobre ordenamento territorial, seus entraves e soluções. E destacou: "É preciso saber que cidade queremos para então saber quais instrumentos urbanísticos deverão ser inseridos no PDM. A importância do planejamento urbano é essa, garantir um crescimento com acessibilidade num conceito mais amplo, com as pessoas tendo acesso aos serviços urbanos, sejam de mobilidade, saúde, educação, saneamento e outros".

Foram abordados ainda durante o evento os desafios do planejamento urbano em municípios pequenos, com a professora Luciana Schaeffer, e aspectos sobre meio ambiente e zona rural do PDM, com a técnica do Incaper Ranusa Coffler.

Além do Fórum, o processo de construção do PDM contará com oficinas temáticas e audiências públicas. Segundo a secretária municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Samira Valadares Sperandio, o objetivo é "sensibilizar e mobilizar a população de modo a garantir a colaboração e sugestões no processo de revisão do PDM". A prefeitura disponibilizará ainda link online para a população enviar suas contribuições.

* Com informações da Prefeitura Municipal de Santa Teresa

Fotos: Assessoria de Comunicação/IJSN