10/12/2018 11h27

IJSN lança Guia para Avaliar Políticas Públicas

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) lançou, nesta segunda-feira (10), o “Guia para Avaliar Políticas Públicas”. A apresentação do documento aconteceu durante o Seminário Gestão Pública Baseada em Evidências, que contou com presença dos professores Ricardo Paes de Barros (Instituto Ayrton Senna / Insper) e André Portela (FVG EESP / Clear).

De acordo com a diretora-presidente do IJSN, Gabriela Lacerda, o guia foi pensado para oferecer insumos e orientações aos profissionais que realizam diferentes tipos de avaliação. “O guia é como uma bússola. Ele norteia os caminhos para uma boa avaliação, de forma prática e objetiva, auxiliando na implementação e no gerenciamento de políticas baseadas em evidências”, explica.

“Vemos crescer a demanda da sociedade por serviços públicos com mais qualidade. O guia chega para ser uma ferramenta valiosa na formulação de políticas públicas mais eficazes e eficientes, indo ao encontro dos anseios da população”, destaca o secretário de Economia e Planejamento do Espírito Santo, Regis Mattos Teixeira.

Fruto de um processo colaborativo que contou com a participação de técnicos e gestores do Governo do Espírito Santo, além de importantes instituições de pesquisa como a Fundação Getúlio Vagas (FGV), o Guia está organizado em quatro volumes. Cada um apresenta conteúdo teórico, diretrizes para orientar o gestor e exemplos práticos que demonstram a aplicação das técnicas de avaliação em casos de políticas capixabas, nacionais ou internacionais.

As orientações são voltadas inicialmente para o poder executivo estadual, mas podem ser utilizadas por outras esferas como as municipais e também pelo terceiro setor. A versão digital do Guia para Avaliar Políticas Públicas está disponível gratuitamente em www.ijsn.es.gov.br/cma/guia.

 

Informações à imprensa:

Instituto Jones dos Santos Neves - IJSN

Assessoria de Comunicação

Eduardo Rabello

comunicacao@ijsn.es.gov.br

(27) 3636-8066

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard