23/08/2021 15h06

Iema realiza aula inaugural da Formação de Gestores em Educação Ambiental

Começou, nesta segunda-feira (23), a Formação de Gestores em Educação Ambiental. A ação visa a capacitar servidores públicos municipais em Educação Ambiental e Políticas Públicas, para fortalecer a gestão municipal. A formação é realizada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

A aula inaugural, realizada de forma virtual, contou com a participação do diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza; da diretora-presidente da Esesp, Nelci Gazzoni; do pró-reitor de Extensão da Ufes, Renato Rodrigues Neto; da representante do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoa) do MPES, Margareth Santos; do presidente do consórcio Prodnorte, André Sampaio; do diretor do Centro Universitário do Norte, Luiz Favero; e do pró-reitor de Extensão da Ufes, Renato Rodrigues.

“Esperamos que o curso seja uma oportunidade de agregar mais conhecimento e formar uma base na construção das políticas públicas municipais de educação ambiental, que são tão importantes na formação de cidadãos com consciência ambiental crítica. Educação Ambiental é um trabalho contínuo, transversal e feito por todos”, ressaltou o diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza.

O curso de extensão tem 180 horas e segue até 16 de dezembro. Nesta primeira etapa, serão beneficiados 60 gestores dos 12 municípios que fazem parte do ProdNorte: Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão.

Após essa formação, em março de 2022, serão realizadas as Oficinas de Diagnóstico Participativo para Elaboração das Políticas Públicas Municipais Educação Ambiental. “Esse trabalho será feito com os órgãos gestores responsáveis pela Política Estadual de Educação Ambiental, Iema, Seama, Agerh, Sedu e MPES, que atuarão juntos com os municípios para construírem a Política Municipal de Educação Ambiental de cada cidade”, explicou a gerente de Educação Ambiental do Iema, Anna Cláudia Tristão.

A segunda turma tem previsão para o início de março, com municípios do Caparaó.

Atualmente, apenas os municípios da Grande Vitória e sete do interior tem suas políticas estabelecidas, seja por iniciativa própria ou com parceria com o Ministério Público do ES. (Interior: Colatina, Linhares, Governador Lindemberg, Sooretama, Marilândia, Baixo Guandu e Cachoeiro/ GV: Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana).

Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni