08/10/2020 12h15

Iema apresenta serviços e desafios de gestão para alunos da FGV

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) participou, nesta quarta-feira (07), da Semana de Imersão em Gestão Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV). No evento virtual, o diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza, apresentou para um grupo de 20 alunos da graduação em Administração Pública da Escola de Administração de Empresas da FGV de São Paulo (FGV-EAESP), a estrutura, os serviços e os desafios do Instituto.

“A parceria entre a FGV e o Governo do Estado tem muito potencial. É muito bom poder compartilhar esses desafios com vocês e ter um olhar de fora, que agrega, para propor planos de trabalho, possíveis caminhos e trazer novas ideias. Estamos trabalhando para implantar cada vez mais uma gestão por indicadores e metas, mas, acima de tudo, para levar um serviço eficiente e de qualidade para os cidadãos”, destacou Alaimar Fiuza.

A apresentação contou também com os membros do Escritório Local de Processos e Inovação (ELPI) do Iema: Maria Aparecida Sodré, Catherine Paixão e Yuri Paz.

Os participantes puderam conhecer os desafios estratégicos do Iema, os programas e projetos prioritários, além dos impactos positivos e negativos da pandemia no Instituto. Foram apresentados ainda quatro desafios aos estudantes: ofertar serviços digitais a um público diverso; reduzir passivos de anuências, licenciamentos e recursos; acelerar a implementação de gestão por resultado; e melhorar a comunicação interna e externa. Os alunos poderão escolher pelo menos dois desses desafios para propor ações e melhorias ao Iema.

A Imersão é uma disciplina curricular da FGV, cujo objetivo é aproximar os estudantes da instituição ao cotidiano das secretarias e órgãos de governos municipais ou estaduais, que coordenam as principais políticas públicas no País. Durante toda a semana, os alunos estão conhecendo os desafios das secretarias e autarquias do Governo do Espírito Santo para, posteriormente, propor aos órgãos públicos ações e melhorias.

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema