03/04/2019 17h29

Idaf realiza capacitação para serviços de inspeção municipais

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), iniciou, nesta quarta-feira (03), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a 2ª capacitação para os servidores que atuam nos Serviços de Inspeção Municipais (SIMs) do Estado. O encontro acontece no auditório do Sebrae, em Vitória, até sexta-feira (05).

Aproximadamente 70 profissionais, entre médicos-veterinários e integrantes dos SIMs de 34 municípios, participam do evento, que tem como objetivo orientar sobre o trabalho de inspeção sanitária de produtos de origem animal, com foco nas agroindústrias de pequeno porte. Além disso, também será abordado o decreto do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf), que foi alterado em 2018.

Para o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, a grande quantidade de municípios reunidos demonstra a seriedade do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Instituto para fortalecer os serviços municipais. “O trabalho diferenciado junto às agroindústrias é um modelo vitorioso que mostra que é possível tratar os pequenos produtores com a atenção que o segmento requer. Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante demonstram o quanto as agroindústrias podem impactar a economia local e a força que o setor tem. Também vale destacar o envolvimento de Santa Maria de Jetibá, que recentemente teve a adesão ao Susaf”, disse.

O subsecretário de Aquicultura, Pesca e Desenvolvimento Sustentável, Michel Tesch, da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), também esteve presente na abertura do evento e destacou a relevância das agroindústrias no Estado. “O segmento tem grande potencial de agregação de valor no campo, além de gerar oportunidade de permanência e de renda às famílias. Esta certamente é uma ação prioritária deste Governo, que tem todo apoio da Seag. A secretaria, inclusive, tem retomado as discussões para estruturação de uma política pública estadual de agroindústria, que deverá estar articulada com instituições, como Idaf, Sebrae, Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), entre outras”, explicou Tesch.

De acordo com a médica-veterinária Carolina Dadalto, subgerente de Desenvolvimento Agroindustrial do Idaf, este é um desdobramento do primeiro encontro, a partir das demandas recebidas dos participantes e de outros serviços de inspeção. “O objetivo é criar um canal de comunicação direta, promovendo intercâmbio de conhecimento, compartilhamento de experiências e apoio ao fortalecimento desses serviços” disse Carolina.

A capacitação inclui temas relacionados a noções de produção e inspeção em agroindústrias de embutidos cárneos, procedimentos de coleta e envio de água e de produtos de origem animal para análise laboratorial, Regulamentação da produção de queijos com leite cru, análise de risco e periodicidade de fiscalizações, entre outros.

A primeira capacitação aconteceu em outubro de 2018, reunindo aproximadamente 50 profissionais de 35 municípios.

Assessoria de Comunicação/Idaf

Francine Castro/ David Monteiro