13/08/2020 15h50

Idaf realiza ação educativa na Ceasa/ES

Com o objetivo de conscientizar produtores rurais e compradores sobre a importância do Serviço de Inspeção Oficial nos produtos de origem animal, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) realizou, na manhã desta quinta-feira (13), uma ação educativa nas Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES), unidade de Cariacica.

Os servidores da gerência de Educação Sanitária e Ambiental, e da gerência Regional de Cariacica do Idaf abordaram os usuários da Central e entregaram um informativo com orientações importantes sobre o tema. Outras ações também irão acontecer durante o mês de agosto.

Para o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, o Instituto faz um papel importante de fiscalização, que promove a segurança dos alimentos consumidos pelos capixabas. “É importante conscientizar os compradores sobre a importância de adquirir apenas alimentos inspecionados e orientar os produtores que ainda não possuem registro no Serviço de Inspeção Oficial a procurarem o Idaf ou o seu município”, ressalta Louzada.

Para garantir que o alimento forneça os nutrientes necessários e evite problemas à saúde humana, ele deve ser inspecionado. É o que alerta o médico-veterinário do Idaf, Guilhermo Recla. "O serviço de inspeção oficial é baseado em normas, padrões de higiene e leis que visam a eliminar ou minimizar os riscos físicos, químicos e microbiológicos, durante todo o processamento desses alimentos, desde a produção, passando pelo armazenamento, até a distribuição. O objetivo é garantir um alimento seguro ao consumidor", conta.

Segundo o diretor-presidente da Ceasa/ES, Guilherme Gomes de Souza, as ações educativas promovidas pelo Idaf são de importância singular. “Nós, da Ceasa, só temos gratidão por essa parceria cada vez mais forte", afirma.

Como saber que o produto é inspecionado?

Ao adquirir um produto de origem animal, verifique sempre a presença do carimbo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), Estadual (SIE), ou municipal (SIM). Essa é a garantia que o produto é inspecionado e seguro.

Texto: Rafaely Lyra

Assessoria de Comunicação do Idaf