25/04/2018 16h01

Idaf esclarece questionamentos sobre possíveis casos de Encefalomielite Equina

 Considerando os questionamentos sobre possíveis casos de Encefalomielite Equina no Espírito Santo, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) informa que não há registro oficial de ocorrência da doença no Estado.

 

Em 2018, até o momento, o Idaf recebeu cinco notificações de mortalidade de equídeos por síndromes neurológicas e nenhuma coleta indicou caso positivo para encefalomielite. Em 2017, foram 25 notificações, também sem diagnóstico dessa doença.

 

Embora a vacinação não seja obrigatória, esta é a melhor forma de prevenção.

 

Vale destacar que a comunicação é essencial para que o Idaf possa avaliar a ocorrência e adotar as medidas necessárias. Quanto antes notificar, melhor.  A notificação pode ser feita diretamente nos escritórios, por telefone ou mesmo por e-mail. Os contatos dos municípios estão disponíveis no site do Idaf (www.idaf.es.gov.br).

 

A doença

 

A Encefalomielite Equina é uma doença viral que acomete vários animais e também humanos. A transmissão ocorre pela picada de mosquito. Humanos e equídeos não transmitem a doença entre si, nem passam de um para o outro.

 

Em geral, os sintomas são falta de coordenação motora, andar cambaleante, cegueira, cabeça baixa, orelhas caídas, apatia, podendo ser fatal. A encefalomielite também acomete aves e, nesses animais, observa-se mortalidade elevada. Não há tratamento específico para encefalomielite.

 

A legislação federal não prevê interdição das propriedades onde há ocorrência dessa doença.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/Idaf

Francine Castro

Tels: (27) 3636-3774 / 9 9946-7504

comunicacao@idaf.es.gov.br

www.idaf.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard