25/03/2020 16h42

Idaf disponibiliza equipamento e pessoal para diagnóstico do coronavírus

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) disponibilizou para a Secretaria de Saúde (Sesa) o equipamento utilizado para realização de exame para detecção do novo coronavírus (Covid-19). O aparelho foi entregue nesta quarta-feira (25) para a equipe do Laboratório Central (Lacen-ES).

O diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, explicou que o equipamento, que permite análises por biologia molecular, foi adquirido recentemente para a composição de um laboratório que será utilizado nos trabalhos de defesa sanitária animal e vegetal. “Como é o mesmo aparelho utilizado para o diagnóstico do coronavírus, disponibilizamos nosso equipamento e toda a nossa força de trabalho especializada para contribuir com o Lacen. O Instituto está à disposição e tem atuado no que lhe compete de forma a contribuir para a redução dos impactos dessa crise que o mundo enfrenta”, disse Louzada.

De acordo com o coordenador do Lacen-ES, Rodrigo Ribeiro Rodrigues, com o apoio do Idaf na força-tarefa será possível aumentar em torno de 30% a quantidade de análises realizadas atualmente.

O teste

O RT-qPCR (sigla em inglês para transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase em tempo real) é a resposta final e precisa sobre a presença do vírus na amostra analisada. Foi por meio dele que se confirmou o primeiro caso da Covid-19 no País. O método pode ser aplicado em diversas áreas da pesquisa e do diagnóstico, como detecção de outros vírus.

 

Texto: Francine Castro

 

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter
(27) 3636-3774 / (27) 99237-5308
comunicacao@idaf.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard