01/08/2025 16h37

Hospital São Lucas realiza a 7ª campanha de doação de sangue em parceria com Hemoes

A sétima edição da campanha de doação de sangue realizada pelo Hospital Estadual de Urgência e Emergência São Lucas, em Vitória, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Espírito Santo (Hemoes) trouxe resultados importantes, além do material coletado, possibilitou o reforço e o estreitamento de laços entre as instituições, assim como o fortalecimento da conscientização dos funcionários, pacientes e acompanhantes do hospital.

A mobilização, que aconteceu na última quarta-feira (30), contou com 68 doadores que passaram pela triagem, mas considerando os critérios técnicos que inviabilizam a doação, foram coletadas 52 bolsas de sangue, número significativo segundo pontuou a equipe do Hemoes presente na coleta, especialmente em um momento de estoques baixos em todo o estado. Além disso, a campanha também registrou 14 novos cadastros para doação de medula óssea, ampliando as chances de salvar pacientes que necessitam de transplantes.

A médica coordenadora do Hemoes, Belisa Sossai, esteve presente na ação e reforçou o fato de a doação de sangue ser um ato vital que pode salvar até quatro vidas, e manter os estoques regulares nos hemocentros é essencial para o atendimento à população. A médica destacou ainda a importância da parceria entre as instituições.

“Campanhas como esta são também importantes para conscientizar e engajar mais pessoas nesse gesto simples e transformador. Campanhas como essa são fundamentais para manter os estoques de sangue e incentivar a continuidade das doações, essencial para garantir atendimento rápido e eficaz nos casos de urgência e emergência. A cada campanha, conseguimos fortalecer a cultura da doação e salvar vidas”, comemorou Sossai.

Uma das grandes vantagens das campanhas é dar a oportunidade para quem quer doar sangue pela primeira vez. Foi o caso da médica e residente de Urgência e Emergência, Isabela Dalmaso. “Sempre tive vontade de doar sangue, mas a correria do dia a dia nunca me permitia. Quando soube da campanha no hospital, foi a oportunidade perfeita! Fiquei muito feliz em poder contribuir e ainda me cadastrei para ser doadora de medula óssea. É gratificante saber que podemos ajudar quem precisa com um ato que parece simples, mas salva tantas vidas.”

Para mais informações sobre os critérios para doação e onde doar, acesse o site do Hemoes: https://hemoes.es.gov.br/sobre-doacao.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
imprensa@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas”
Rayza Fontes (27) 93500-7248
imprensa@heue.aebes.com.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard