04/07/2018 13h56

Hospital Infantil de Vila Velha cria Grupo de Terapia para mães e acompanhantes

Com objetivo de transformar o ambiente hospitalar e deixar pais e acompanhantes mais tranquilos, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, tem promovido encontros semanais para impedir que sentimentos como ansiedade e insegurança possam prejudicar a saúde emocional destas pessoas.

Os encontros acontecem em um espaço de área verde, que fica dentro do Himaba, local onde os acompanhantes das crianças internadas podem se desligar um pouco da rotina hospitalar que estão vivendo. Durante as atividades, que acontecem em grupo e também de forma individual, essas pessoas aprendem como lidar com sentimentos que surgem ao longo do tratamento, e também recebem orientação do serviço de psicologia.

Débora Cristiane, de 34 anos, moradora de Barra de São Francisco, Noroeste do Espírito Santo, está no hospital acompanhando o filho Miguel Henrique, de apenas dois meses, e é uma das mães que participam do grupo. Para ela os encontros melhoraram muito sua permanência na unidade hospitalar, dando mais conforto e tranquilidade para seguir o tratamento do filho.

“Esses encontros têm sido muito importantes pra gente, pois são momentos em que temos a oportunidade de desligar um pouco da rotina preocupante que a gente vive ao lado do nosso filho. Nos encontros a gente senta na grade debaixo de uma sombra, relaxa e conversa, desabafa e às vezes até chora, e ali, junto com outras mães, eu consigo forças para saber que a minha vida não pode parar e que o meu filho depende de que eu esteja bem”, contou.

Durante as atividades, os participantes conhecem a psicóloga, e passam a entender como funciona o serviço no hospital. Após se conhecerem, elas falam sobre seus filhos e da experiência na unidade. Também abordam temas relacionados à vida familiar que tem um papel fundamental no tempo de internação da criança. Ao final do encontro, a psicóloga ouve o feedback e as sugestões dos participantes para a próxima semana.

Segundo a psicóloga do Himaba Gil Néia Castro, estes encontros têm sido muito positivos e ajuda as mães que têm que dividir o tempo em cuidar da vida familiar e do seu bebê na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin). “Trabalhamos sempre com a escuta e, através dessa escuta diferenciada, a gente acolhe essa mãe, abrindo espaço para que ela fale. Através dessa atitude do falar e do ouvir ela alivia a angústia e se sente muito mais acolhida. Esses momentos têm sido muito importantes para sensibilizar essa mãe a se envolver mais ativamente nos cuidados com a criança e o sentimento de culpa, que aparece muito forte nessa situação, vai sendo aliviado pelo gasto de energia pessoal nos cuidados básicos com o bebê, além de mostrar para ela que a vida não pode parar e que em casa também existe uma família e muita das vezes outros filhos que também precisam de atenção e cuidado”, relata.

Serviço

O Grupo de Terapia acontece toda segunda-feira sempre às 13h30, na área verde do hospital, e é voltado para as mães de bebês prematuros e para acompanhantes das crianças e adolescentes da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (Utip). Também diariamente ou quando necessário, os pais e acompanhantes recebem a visita dos psicólogos para uma entrevista particular.

Estrutura

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba) oferece para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a realização de exames e procedimentos especializados, radiografia, ecocardiográfica, endoscopia digestiva e exames laboratoriais.  A unidade também possui banco de sangue, centro cirúrgico, pronto-socorro, UTI pediátrica e neonatal, banco de leite, sala de recreação, maternidade e unidade de saúde mental.

Sendo referência em cirurgias cardíacas e tratamento do pé torto congênito, o hospital realizou, desde o início da gestão do Instituto de Gestão e Humanização (IGH), em 1° de outubro de 2017, até maio de 2018, 1.407 cirurgias e 8.382 internações. No mesmo período, 29.664 pacientes foram atendidos em consultas no ambulatório.

O pronto-socorro do hospital passou a funcionar 24 horas por dia e sete dias por semana desde outubro de 2017, totalizando até o mês de maio de 2018 44.886 atendimentos realizados. O Himaba também é hoje a primeira instituição pediátrica pública do Espírito Santo a contar com uma ala exclusiva para o cuidado à saúde mental. O setor abriga 10 leitos com estimativa de ampliação.

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba)

E-mail: comunicacao.himaba@igh.org.br

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde