20/02/2020 17h35

Hospital Estadual de Urgência e Emergência utiliza música como orientação de saúde para o Carnaval

Na semana que se aproxima das festividades do Carnaval, colaboradores do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, unidade gerenciada pela Pró-Saúde, utilizaram de atividades lúdicas, por meio de paródia, para falar da importância da prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), do consumo exagerado de álcool associado ao volante, além do respeito às pessoas durante a folia. A ação aconteceu nessa quarta- (19) e quinta-feira (20).

A ação conduzida pelos membros da Comissão Interna de Prevenção e Acidentes (CIPA) do hospital, também abordou a doação de sangue como gesto solidário no período festivo, quando é necessário manter abastecido os hemocentros. Na ocasião, acompanhantes dos pacientes da unidade receberam um folheto com orientações e endereços dos Bancos de Sangue do Espírito Santo.

“Durante o ano, ações são desenvolvidas com objetivo de alertar os colaboradores sobre a importância da prevenção. Nas datas comemorativas, como o Carnaval, o número de pessoas acidentadas aumenta e é um momento oportuno para falar que a prevenção continua sendo o melhor caminho”, explicou Willians de Jesus, técnico de segurança do trabalho e presidente da CIPA. Durante a ação, foram distribuídos para os colaboradores do hospital preservativos e folderes com orientações sobre ISTs.

A cuidadora de idosos Maria Ramillia Nunes contou que a animação do grupo contagiou todo hospital. “Além de alertar as pessoas, o grupo conseguiu transmitir alegria para nós. Isso é maravilhoso, principalmente para os pacientes”, afirmou.

A alegria dos colaboradores do HEUE chamou a atenção dos pacientes, entre eles, do Sebastião Luiz Muniz Pina, de 58 anos, internado há um mês no hospital. Ele é carnavalesco há 48 anos e recebeu a homenagem do grupo, que foi até o leito de internação para homenageá-lo, já que, neste ano, não foi possível participar dos desfiles do Carnaval de Vitória, por conta do período de internação. “A homenagem foi 10! A ação é gratificante e coloca o paciente para cima”, concluiu.

 

A paródia

Produzida pelos colaboradores do hospital, a paródia utilizada para a ação foi inspirada na música “Pra frente”, da cantora Ivete Sangalo. 

Confira a letra:

 

Se prevenir é uma ação importante

Para preservar a sua vida

Curtir, curtir, e tomar cuidado

E se for beber, não dirija o seu carro

Curtir, curtir, e tomar cuidado

Previna a DST, se proteja de verdade

Se alegre, se previna

Com consciência a vida vai

Pra frente, pra frente, frente

Pra frente, pra frente, frente

Nossa vida vai, nossa vida vai

Pra frente, pra frente, frente

Pra frente, pra frente, frente

Nossa vida vai

Isso que é alegria

 

Sobre a Pró-Saúde

O HEUE é uma unidade pública de saúde, referência capixaba para o atendimento de traumas, gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria da Saúde (Sesa).

A Pro-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa à promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil.

Atualmente, realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

 

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

(27) 3347-5642 / 3347-5643

asscom@saude.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard