20/02/2020 13h19

Hospital Dr. Jayme participa do Projeto Hospitais Saudáveis

Com o objetivo de ampliar ações sociais e ambientais, o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, incluiu diversas ações voltadas à redução de impactos ambientais no planejamento estratégico para os anos de 2019 a 2022. Atualmente, a unidade faz parte do Projeto Hospitais Saudáveis (PHS) e da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis. O programa, que é uma associação sem fins econômicos, visa a transformar cada vez mais o setor da saúde em exemplo para a sociedade tanto em aspectos de proteção ao meio ambiente quanto na saúde do trabalhador, do paciente e da população.

“Fizemos nossa inserção no programa Hospitais Saudáveis em 2019 e, desde então, temos projetado diversas ações voltadas ao cumprimento dos desafios propostos por essa associação. Dividimos as ações e os desafios e os programamos para serem realizados ao longo do período de vigência do nosso planejamento estratégico, que acontece entre 2019 e 2022”, explicou o gerente de Hotelaria do Hospital Dr. Jayme, Joubert Andrade.

Uma das ações propostas pelo PHS já foi finalizada na unidade: a "Saúde sem Mercúrio", que consiste em eliminar das unidades de saúde os dispositivos médicos que utilizam mercúrio. Em janeiro deste ano, um segundo desafio também já foi iniciado. O "Desafio Resíduos dos Serviços de Saúde" tem como principal meta mobilizar o setor de saúde brasileiro para aprimorar suas práticas de gestão, reduzindo a geração total de resíduos, ampliando a reciclagem dos resíduos que não puderem ser evitados e reduzindo também a proporção de resíduos perigosos que necessitam de tratamento especial por meio do aprimoramento, seguro e racional, das práticas de segregação.

Além destas duas ações, o programa também conta com outras, como a Rede Global Hospitais Verdes; Seminário Hospitais Saudáveis; Desafio da Saúde pelo Clima; e Campanha Compras Sustentáveis. O objetivo do Hospital Dr. Jayme é cumprir todas elas ao longo do período estabelecido.

Para Joubert Andrade, a inclusão do hospital no programa foi de grande importância. “A participação do hospital no Projeto Hospitais Saudáveis foi essencial para que pudéssemos volver nossos olhares de maneira mais especial e diferenciada aos projetos e ações voltadas ao meio ambiente. Os desafios do projeto vieram ao encontro de um desejo que tínhamos de promover ações e de realizar algo diferenciado neste sentido. Parte dos desafios propostos já eram praticados pela instituição, mas saber que estamos trilhando este caminho com centenas de outras instituições de saúde em todo o País nos dá a certeza de que estamos na direção correta. Ainda temos um caminho cheio de desafios a percorrer, mas temos a certeza de que alcançaremos os objetivos e metas, direcionadas pelo Projeto Hospitais Saudáveis”, garantiu o gerente de Hotelaria do Hospital Dr. Jayme.

Projeto Hospitais Saudáveis (PHS)

O Projeto Hospitais Saudáveis busca realizar seus objetivos através de diversas atividades como a pesquisa, desenvolvimento e divulgação de tecnologias, práticas e informações setoriais, articulação e sensibilização junto a profissionais e organizações, avaliação e prevenção de riscos, entre outras.

Participam do PHS profissionais de saúde, instituições prestadoras de serviços, instituições de ensino e de pesquisa em saúde, organizações da sociedade civil em geral e demais organizações, públicas ou privadas.

Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sesa