04/11/2019 14h55

Hospital Dr. Jayme inicia programação do “Novembro Azul”

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, preparou uma série de atividades voltadas para a Campanha “Novembro Azul”. O movimento acontecerá durante todo o mês de novembro a fim de reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata nos homens.

Uma decoração personalizada já pode ser vista em todo hospital, além disso, a fachada do hospital receberá iluminação especial com a cor azul. Também serão realizadas palestras e ações educativas em prol da campanha.

Na última sexta-feira (01), o setor de Projetos Sociais do Hospital Dr. Jayme deu início a programação, realizando um momento de sensibilização com a entrega de laços azuis por toda a unidade.

“O Novembro Azul é uma campanha que desperta a atenção dos homens sobre a importância da prevenção e do cuidado com a saúde do homem de forma integral, e do seu cuidado na sua totalidade. No entanto, este mês a chamada principal relaciona-se ao câncer de próstata. Nosso objetivo é incentivar nossos profissionais, pacientes, acompanhantes e usuários de modo geral sobre o quanto são valiosos a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, indo periodicamente ao médico. Muitos homens, por uma questão cultural, não procuram o serviço de saúde e, quando o fazem, muitas vezes a doença já se encontra instalada”, disse a coordenadora do Setor de Projetos Sociais do Hospital Dr. Jayme, Marta Almeida.

Na próxima quarta-feira (06), alunos da Faculdade Multivix estarão presentes na instituição e farão ações educativas e panfletagem nas salas de espera e nos andares da unidade. O objetivo é deixar todos informados sobre a saúde do homem e sensibilizá-los sobre a importância da prevenção da doença.

O encerramento da programação acontecerá na terça-feira (19), pela manhã, com a palestra “Saúde do Homem”, ministrada pelo médico urologista Tharcísio Gê de Oliveira. Ele vai destacar a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Antes, haverá uma ação de acolhimento aos participantes em frente ao auditório do hospital. O evento será aberto para todos os pacientes, acompanhantes e funcionários que desejarem participar.

Câncer de Próstata

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

(27) 3347-5642 / 3347-5643

asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

bruna.pratti@hejsn.aebes.org.br

(27) 3331-7552

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard