08/10/2018 16h55 - Atualizado em 08/10/2018 17h41

Hospital Dório Silva realiza 3º Encontro Interdisciplinar de Cuidados Paliativos

Foto: Arquivo Secom - ES

Nesta terça-feira (9), será realizada a terceira edição do Encontro Interdisciplinar de Cuidados Paliativos do Hospital Estadual Dório Silva, na Serra. O evento marcará a comemoração do Dia Mundial de Cuidados Paliativos, no próximo dia 13 de outubro. O encontro acontecerá no auditório do próprio hospital e terá palestras para discutir a importância do tema. As palestras serão abertas ao público, mas com foco nas equipes interdisciplinares.

Além das médicas Antonielen Marcilino e Roberta Coelho Trancoso de Castro, do Hospital Dório Silva, serão palestrantes o médico geriatra Roni Chaim Mukamal e a assistente espiritual Elizabeth Maria de Assis Pavão.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) conceitua cuidados paliativos como “assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhora da qualidade de vida do paciente e de seus familiares diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais e psicológicos”.

A médica Antonielen Marcilino diz que o Núcleo de Cuidados Paliativos do Hospital Dório Silva foi criado em 2015 e é pioneiro na rede pública de saúde do Espírito Santo. O hospital conta com uma equipe interdisciplinar que atua no sofrimento de pacientes e familiares diante de uma doença ou condição clínica que ameace a vida.

Segundo a coordenadora, o objetivo do 3º Encontro Interdisciplinar de Cuidados Paliativos é proporcionar a partilha de visões sobre estes cuidados, aumentando a conscientização e o entendimento sobre as necessidades médicas, psicológicas, sociais e espirituais dos pacientes com doenças ameaçadoras da vida e seus familiares. “Além de ressaltar o quanto é possível fazer para ajudar essas pessoas a passarem pelo sofrimento”, acrescenta Antonielen.

 

Serviço:

III Encontro Interdisciplinar de Cuidados Paliativos do Hospital Estadual Dório Silva

Data: terça-feira (09)

Horário: das 8h30 às 12h. Programação aberta ao público, com foco em profissionais de saúde

Local: Auditório do Hospital Estadual Dório Silva, na Serra

 

PROGRAMAÇÃO

8h30 às 9h – Abertura: “Cuidados Paliativos: Porque eu importo!”. Palestrante: Antonielen Marcilino, coordenadora médica do Núcleo de Cuidados Paliativos do Hospital Estadual Dório Silva. 

9h às 9h30 – “Cuidados Paliativos: Há muito a fazer!”. Palestrante: Roni Chaim Mukamal, médico geriatra convidado.

9h30 às 10h – “Como abordar os valores e sofrimento existencial?”, com Elizabeth Maria de Assis Pavão, capelã e assistente espiritual convidada.

10h às 10h30 – “O que são Diretivas Antecipadas de Vontade?”, com Roberta Coelho Trancoso de Castro, médica do Núcleo de Cuidados Paliativos do Hospital Estadual Dório Silva.

10h30 às 11h – “Notícias difíceis: como comunicar?”, com Antonielen Marcilino, coordenadora médica do Núcleo de Cuidados Paliativos.

 11h às 12h – Compartilhando Experiências.

 

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard