30/09/2020 14h07

HorizontES em Extensão teve início com exibição virtual de experiências da agricultura capixaba

A abertura da 2ª edição do HorizontES em Extensão aconteceu, nessa terça-feira (29), por meio do canal do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) no YouTube. O projeto teve início com a exibição da experiência do município de São Gabriel da Palha, que recebeu destaque pelo Centro Regional de Desenvolvimento Rural (CRDR) Noroeste, devido à relevância na agregação de valor e mercados especiais, por meio da produção de chocolate. Outras dez experiências serão exibidas ao longo dos meses de outubro e novembro, também por meio de transmissão virtual. 

Com os devidos cuidados e protocolos para a prevenção do novo Coronavírus (Covid-19), a abertura do evento ocorreu na sede do Incaper com a presença do diretor-presidente do Instituto, Antônio Machado; da diretora técnica, Sheila Posse; e do diretor administrativo, Cleber Guerra. 

Em razão da pandemia, o diretor-presidente do Incaper, Antônio Machado, destacou a necessidade de reinvenção do HorizontES em Extensão para o ambiente virtual. “Em nada alterou a oportunidade de conhecer essas experiências tão relevantes e eleitas democraticamente pelos CRDRs. O projeto valoriza o extensionista, que transforma a vida do produtor e da propriedade quando passa pela porteira adentro. O HorizontES, sem dúvida, veio para ficar e estamos evidenciando isso com o evento on-line”, comentou. 

O evento de abertura contou com a participação virtual da vice-governadora do Estado, Jaqueline Moraes, que ressaltou o protagonismo da mulher e do homem do campo promovido pelo projeto. “O Incaper me mostrou um mundo que era desconhecido e ver a importância da Secretaria da Agricultura e do Instituto no interior do Estado, por meio de políticas que incentivam o protagonismo das comunidades, das mulheres e homens do campo, junto das associações e cooperativas, é uma satisfação. É essa união dos saberes, do homem do campo e do engenheiro ou acadêmico do Incaper, que faz o Espírito Santo crescer”, salientou a vice-governadora. 

O secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto, ressaltou que o projeto HorizontES em Extensão é uma oportunidade de mostrar à sociedade a importância da extensão rural e o papel do Incaper para a agricultura capixaba. “As ações dessas 11 experiências reconhecem e priorizam os trabalhos desenvolvidos no interior do Espírito Santo, principalmente, em meio à pandemia do novo Coronavírus, quando a agricultura capixaba não parou e não faltou alimento na mesa da sociedade”, disse Foletto.

A gerente de Assistência Técnica de Extensão Rural (Ater) e coordenadora do HorizontES em Extensão, Jaqueline Sanz, destacou que, além da visibilidade ao trabalho realizado pelo agricultor, o projeto promove o reconhecimento dos trabalhadores do Incaper. “Podemos conhecer essas realizações e o trabalho feito na base de maneira exemplar por nossos extensionistas. O projeto criou esse mecanismo de agregação de valores e continuaremos nos reinventando, como neste HorizontES 2020”, destacou a gerente de Ater do Instituto. 

A abertura também contou com a participação do diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Alberto Gavini Filho; e do diretor-presidente da Central de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES), Guilherme Gomes. 

HorizontES em Extensão em nível nacional 

O presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Nivaldo Magalhães, na ocasião da abertura virtual do HorizontES em Extensão, evidenciou que o projeto foi modelo para a criação de um programa com objetivo de promover a Ater pública. “Queremos que o HorizontES não fique só no Espírito Santo. Estamos nos preparando para fazer uma parceria com a Incaper para lançar o Conexão Ater Brasil e HorizontES em Extensão para todo o País”,  frisou.

O presidente da Asbraer, que também é poeta, finalizou sua participação com o poema: “Ao Estado meus parabéns pela segunda edição deste importante evento HorizontES em Extensão”. 

O superintendente do Ministério da Agricultura no Espírito Santo, Aureliano Nogueira da Costa, destacou que o projeto “mostra as ações que chegam aos agricultores, focadas em atender às demandas. Desejo continuidade e saúdo com meus parabéns”. 

O HorizontES em Extensão é uma realização do Incaper e da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), com apoio da Aderes; da Ceasa-ES; do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf); do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); e da Fundação de Desenvolvimento Agropecuário do Espírito Santo (Fundagres). 

Texto: Andreia Ferreira 

Informações à Imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves / Andreia Ferreira
(27) 3636-9868 / (27) 3636-9865 / (27) 98849-6999
juliana.esteves@incaper.es.gov.br / andreia.santos@incaper.es.gov.br 
Facebook: Incaper
Instagram: @incaper_es

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard