11/09/2025 17h24

Histórias que inspiram Artigos Raio-X do Desenvolvimento Podcast - Momento do desenvolvimento Agenda Bandes Bandes conquista selo prata do Programa Brasileiro GHG Protocol

O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) conquistou o selo prata do Programa Brasileiro GHG Protocol logo em sua estreia na iniciativa, voltada à medição e transparência das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). O reconhecimento foi obtido a partir do inventário de emissões referente a 2024, publicado no Registro Público de Emissões, que reúne a maior base de dados corporativos da América Latina — com mais de 1,3 mil registros no último ciclo.

A certificação foi anunciada durante o encerramento do Ciclo 2025 do programa, em agosto, no Auditório da FGV EAESP, em São Paulo. O encontro reuniu 35 organizações do setor financeiro, incluindo instituições nacionais de referência.

Conduzido no Brasil pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces), o GHG Protocol estimula empresas a adotarem práticas de gestão e transparência das emissões. Com a adesão, o Bandes passou a integrar oficialmente a plataforma, reforçando seu compromisso com critérios ambientais, sociais e de governança (ASG).

“Esse reconhecimento atesta a transparência e a seriedade com que tratamos a gestão de nossas emissões de gases de efeito estufa, reforçando nosso compromisso com a sustentabilidade e com as melhores práticas de responsabilidade socioambiental. Além disso, o resultado evidencia o nosso alinhamento às demandas globais e fortalece a atuação do Banco em direção a uma economia de baixo carbono”, afirma a gerente de Recursos Humanos e Serviços Administrativos do banco capixaba, Daniela Cavalieri.

O inventário analisou dados sobre consumo de energia, frota de veículos, uso de gases em equipamentos de ar-condicionado e deslocamentos de colaboradores. O Selo Prata atesta que o banco apresentou informações completas, incluindo emissões diretas e indiretas do consumo de energia elétrica.

Para a consultora técnica Juliana Ribeiro Rocha, responsável pela elaboração do inventário, a certificação reflete avanços concretos. “Já adotamos medidas como a digitalização de processos e o incentivo ao uso de biocombustíveis na Política de Viagens. Também estão em andamento ações como a migração para o mercado livre de energia e a modernização dos aparelhos de ar-condicionado”, declara.

A conquista, reconhecida por organismos nacionais e internacionais, abre caminho para o Bandes ampliar parcerias, fortalecer políticas de eficiência de recursos e acessar novas fontes de financiamento. Além disso, conecta a atuação da instituição às metas globais de descarbonização e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“O setor de Serviços, ao qual o Bandes pertence, não responde por grandes volumes de emissões de gases de efeito estufa. Com a nossa participação no programa, enxergamos adequações que podem ser feitas para reduzir ainda mais o impacto de nossa atuação na situação climática. Os inventários são públicos e convido a todos os colaboradores a conhecer nossas ações”, complementa Juliana Ribeiro Rocha.

Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos
(27) 99774-4428 / comunica@bandes.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard