13/11/2017 12h10

Himaba: Semana da Prematuridade reunirá mais de 400 famílias

Na próxima sexta-feira (17), é celebrado o Dia Mundial da Prematuridade. Como forma de acolhimento e orientação, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves, em Vila Velha, var realizar uma série de atividades planejadas para atender as necessidades das mães e acompanhantes de prematuros do Himaba.

 

Na segunda-feira (13), os responsáveis que acompanham as crianças da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) e Pediátrica (Utip), estão convidados a participar do Programa Ciranda no Entardecer, elaborado para trazer momentos de socialização e alívio do stress fora do ambiente das UTIs.

 

A psicóloga Karina Lombardi fala da importância desse tipo de atividade: “A oportunidade de encontro para falar das suas emoções e interagir compartilhando as vivências possibilita o apoio uns aos outros, além da descontração”. 

 

Na terça-feira (14) e quinta-feira (16), os funcionários do Himaba que lidam com o binômio mãe e filho participarão do curso de busca para certificação ouro da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), que ocorre no auditório do Hospital, das 8 às 18 horas.

 

Festa da Família Canguru

Referência estadual do Método Canguru desde 2011, o Himaba realiza anualmente o encontro das famílias assistidas pelo método ao longo desses anos. Aproximadamente 463 crianças internadas já foram beneficiadas pelo programa.

 

Na sexta-feira (17) é dia de reunir as histórias de superação de todos os envolvidos.

 

O Canguru é adotado desde 2008 pelo hospital, mas, anteriormente, as mamães só podiam ficar com seus bebês durante o dia na UTI. Com a criação de uma enfermaria própria para esse atendimento em janeiro de 2011, com três leitos, o vínculo passou a ser integral.

 

Ainda durante o mês de novembro, será realizado nos dias 27 e 29 e também 1º de dezembro, o Curso de Sensibilização para o Método Canguru.  Funcionários do Himaba poderão participar. As inscrições serão feitas na coordenação da Utin, Maternidade e Banco de Leite.

 

O Método Canguru

O Método Canguru é uma norma de atenção humanizada voltada ao recém-nascido prematuro com menos de 37 semanas, baixo peso (menos de 2,5Kg), que busca deixar a criança em contato direto (pele a pele) com a mãe, na posição canguru para estimular o aleitamento materno e o vínculo afetivo, além de evitar infecções, diminuindo o tempo de internação.

 

O método consiste em três etapas. A primeira ocorre com o acompanhamento do bebê pela mãe, dentro da Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (Utin), quando a criança deve perceber sua presença a cada momento, por meio do toque, que transmite calor, carinho, conforto e segurança.

 

A segunda etapa ocorre na enfermaria, para onde as crianças com baixo peso podem ir após um período na UTI ou mesmo após o nascimento. Nesta etapa, o bebê permanece de maneira contínua com sua mãe e a posição canguru, em que a criança fica na vertical, é realizada pelo maior tempo possível, evitando refluxo, menos risco de sufocamento e de parada da respiração durante o sono. Para isto, são utilizadas faixas facilitadoras para esta postura. Esse período funciona como um estágio pré-alta hospitalar.

 

Após a alta médica, a terceira etapa caracteriza-se pelo acompanhamento da criança e da família no ambulatório até atingir o peso de 2,5 kg. O trabalho é feito com o suporte de equipes treinadas e conscientes de sua importância. Além de diminuir o tempo de internação, o método reduz os riscos de infecção, estimula o aleitamento e aumenta o vínculo entre a mãe e a criança.

 

Banco de leite

Além dos serviços próprios, o Himaba ainda abriga um Banco de Leite Humano, que tem como principal foco promover e apoiar o aleitamento materno para mães com dificuldades de amamentar. No local, também são realizados atendimentos por telefone, com o esclarecimento de dúvidas sobre amamentação, medicamentos, entre outros.

 

O Banco de Leite do hospital é o único da Grande Vitória que não fecha nos finais de semana e feriados. O atendimento é feito todos os dias, das 8 às 17 horas.

 

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba)

Tel: (27) 99962-2654

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard