09/10/2020 12h19

Himaba segue com ações do projeto ‘Lean nas Emergências’

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, administrado pelo Instituto Gnosis, segue firme nas ações do projeto “Lean nas Emergências”. Nessa quarta-feira (08) e nesta quinta-feira (09), três consultores do projeto estiveram no hospital para orientações sobre governança clínica e gestão de leitos. 

Na aula sobre gestão de leitos, foi apresentado pelos consultores os três pilares da alta: previsibilidade, preparação pró-ativa e priorização. Baseado no que foi passado, a equipe do Himaba fará um projeto piloto em alguma área assistencial do hospital. Ainda no encontro, em conjunto com os colaboradores de diversos setores, foi realizado o mapeamento do fluxo de alta da maternidade e da pediatria. O objetivo é identificar possíveis dificuldades e oportunidades de melhorias. 

A médica consultora do projeto Lean, Lilian Mesquita Gomes, fez um balanço sobre a visita desta semana. “Nessa visita falamos bastante sobre o fluxo de alta e gestão de leitos. Conseguimos identificar algumas dificuldades e já surgiram propostas de melhorias. Com isso, há uma redução no tempo de espera, uma melhora na assistência tanto na saída quanto na entrada”, explicou. 

O "Lean" que tem como objetivo melhorias no fluxo de serviços de urgência e emergência, faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde e conta com a parceria do Hospital Sírio Libanês. 

A consultoria presencial segue até o final do ano. Após esse período in loco, a equipe controlará os resultados por mais 12 meses para garantir a manutenção das melhorias introduzidas.

 

O Himaba

Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, é administrado desde o dia 6 de novembro de 2019, pelo Instituto Gnosis, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria da Saúde (Sesa).

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

(27) 3347-5642 / 3347-5643

asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba)

comunicacao.himaba@institutognosis.org.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard