Hemocentro de Colatina faz apelo por doações de sangue
.jpg?v=638905243183659650)
A semana iniciou com um importante apelo: o Hemocentro Regional de Colatina se encontra com estoques de sangue em nível crítico e precisa de doações. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, com cadastro de doador se encerrando às 15h20. Fica localizada na Rua Cassiano Castelo S/N, no Centro da cidade de Colatina, em frente ao Hospital Silvio Ávidos.
O chefe do Hemocentro Regional de Colatina, José Carlos Tosato Júnior, destacou que, na última semana, as doações tiveram uma redução de cerca de 70%, o que pode afetar diretamente em suprir as demandas das unidades hospitalares estaduais da região, assim como os pacientes que fazem tratamento com componentes sanguíneos.
“Chegamos com estoques de sangue em um nível crítico e o Hemocentro Regional de Colatina precisa, mais uma vez, da ajuda de toda população de Colatina e região. Os estoques de todos os grupos sanguíneos estão críticos e a participação de todos os cidadãos é essencial para que possamos salvar as vidas daqueles que necessitam de uma transfusão de sangue”, reforçou Tosato Júnior.
O chefe do Hemocentro Regional de Colatina lembrou ainda que uma doação pode salvar até quatro vidas.
Para ser um doador de sangue, é necessário que você tenha entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias, além de pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde e não ter doenças transmissíveis de forma venosa. Importante ressaltar que, doadores voluntários com 16 e 17 anos de idade, podem doar mediante autorização formal dos pais e/ou responsável legal e apresentação do documento de quem assinou a autorização.
Para mais informações sobre a doação de sangue, acesse: https://hemoes.es.gov.br/quem-pode-e-quem-nao-pode-doar
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
imprensa@saude.es.gov.br