18/11/2010 21h35 - Atualizado em 18/01/2019 14h59

Hartung inaugura Unidade Saúde da Família em Afonso Cláudio

Mais uma Unidade Saúde da Família foi inaugurada no interior do Estado. Desta vez, o município beneficiado foi Afonso Cláudio, na Região Centro Serrana capixaba. O governador Paulo Hartung e o secretário de Saúde, Anselmo Tozi, inauguraram a Unidade do Bairro Amâncio Pimenta. A solenidade de inauguração foi realizada na Praça da Independência, em frente à sede da Prefeitura Municipal e reuniu centenas de pessoas. Antes, o governador e comitiva descerraram a placa inaugural e visitaram as instalações da Unidade.

A Unidade foi financiada pela Secretaria de Estado da Saúde e foi entregue pronta para funcionar, beneficiando aproximadamente 10 mil moradores do município.

A Unidade oferecerá à população consultórios médico (clínico e ginecológico) e odontológico, salas de observação, esterilização, acolhimento, vacinação, nebulização, farmácia, almoxarifado, copa, sala de estudo, depósito de resíduo hospitalar, auditório para 70 pessoas e capacidade para atendimento de seis mil pessoas.

O projeto arquitetônico é ecologicamente correto para permitir o aproveitamento da luminosidade e ventilação natural. Entretanto, a unidade conta com ambientes climatizados nos consultórios e no auditório.

A Sesa repassou R$ 819 mil ao município para obras. A Unidade está totalmente equipada com aparelhos médico-hospitalares e mobiliários entregues pela Secretaria no valor de R$ 122 mil, tais como mesas ginecológicas, geladeira, fogão, estantes e armários.

Atenção Primária

A construção da Unidade faz parte do projeto de Fortalecimento e Expansão da Atenção Primária à Saúde no Espírito Santo, um dos eixos prioritários do Governo do Estado. Estima-se que 80% dos problemas crônicos de saúde que atualmente oneram os leitos da rede hospitalar poderiam ser resolvidos na atenção primária.

Convênios

O Governo do Estado e a administração municipal já firmaram convênios no valor total de R$ 1,2 milhão desde 2004. Os recursos foram alocados na construção da Unidade Saúde da Família de Amâncio Pimenta e da Unidade de Saúde de Alto Rio da Cobra, na aquisição de três ambulâncias, um veículo, equipamentos odontológicos e kits de vigilância sanitária.

Além disso, a Sesa repassou R$ 289 mil para a organização mantenedora do Hospital São Vicente de Paulo para reforma e compra de equipamentos.

O secretário da Saúde, Anselmo Tozi, citou que a Unidade Saúde da Família de Afonso Cláudio é apenas um exemplo do investimento que está sendo feito pelo Governo do Estado na atenção primária à saúde em todo o Espírito Santo. “O nosso projeto prevê a construção de 66 Unidades Saúde da Família em 50 municípios de Norte a Sul do Estado. Estamos investindo mais de R$ 77 milhões no total para abranger uma população aproximada de 400 mil pessoas”.

Tozi ressaltou que embora o perfil de atendimento prestado pelos hospitais do Estado seja de urgência e emergência, a Sesa visa aumentar de 50% para 70% a cobertura do Programa Saúde da Família por aqui. “Para isso, criamos o Projeto de Expansão e Fortalecimento da Atenção Primária. Estamos ajudando os municípios a organizarem o sistema de saúde local. Já inauguramos Unidade em Pinheiros, Baixo Guandu e agora é a vez de Afonso Cláudio”, concluiu

O governador Paulo Hartung afirmou que era com muita alegria que entregava à sociedade capixaba mais uma unidade de saúde. Hartung ressaltou que, além de fazer investimentos significativos na rede própria, o Governo do Estado vem atuando junto aos municípios, na implantação de uma rede de atenção primária eficiente, e investindo nos hospitais filantrópicos, para que eles se modernizassem e ampliassem sua capacidade de atendimento.

“A inauguração desta unidade é mais um passo que estamos dando no processo de estruturação da saúde pública capixaba. Encontramos o setor falido em 2003, mas com muito trabalho, planejamento e organização estamos tendo condições de oferecer serviços de qualidade à população”, afirmou o governador, lembrando que as Unidades Saúde da Família que estão sendo inauguradas em todo o Estado beneficiam diretamente a população que mais necessita dos serviços públicos de saúde.

Hartung fez questão de frisar que, apesar dos avanços obtidos no setor, ainda existem muitos desafios a serem superados. O governador salientou que a caminhada para que o Sistema Único de Saúde efetivamente cumpra seu papel é desafiadora. “Eu sou um defensor do SUS e aqui no Espírito Santo estamos enfrentando o desafio de colocar o sistema em funcionamento”, pontuou.

”Essa é uma unidade nova que vai ampliar e melhorar a atenção à saúde aqui em Afonso Cláudio. Gradativamente, todas as regiões do Estado estão recebendo novas estruturas para fortalecer o atendimento à população. Com investimentos e trabalho sério é possível mudar para melhorar a realidade das cidades”, destaca o vice-governador e senador eleito Ricardo Ferraço.

Assessoria de Imprensa do Governo do Estado
Daniel Simões

Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/ Valesca de Monteiro