03/12/2025 16h26

‘Hackear a Cidade’: nova série 100% capixaba estreia na TVE

Estreia na próxima sexta-feira (05), na TVE, a série ‘Hackear a Cidade’. Dividida em quatro episódios, a obra foi realizada pelo Núcleo de Produção de Conteúdo Original (NPCO), responsável pela produção de conteúdos genuinamente capixabas.

“O Núcleo é um setor estratégico, dedicado à produção de conteúdo original da TVE. A intenção é justamente valorizar hábitos, costumes, tradições e memórias capixabas, abordando temas que ajudam a construir esse patrimônio que é a nossa identidade coletiva, e como ela se transforma ao longo da história. A série ‘Hackear a Cidade’ foi pensada justamente sob essa perspectiva, pois apresenta diversos olhares para as questões urbanas e abordagens inovadoras para resolver essas questões”, explicou o diretor de Conteúdo e Programação da Fundação Carmélia, Hugo Reis.

A produção da série documental envolveu profissionais da Fundação Carmélia para a captação de imagens e depoimentos, direção de fotografia, edição e pós-produção.

Sobre a série

‘Hackear a Cidade’ propõe um novo olhar sobre as cidades, refletindo seus espaços físicos, virtuais e simbólicos, ao mesmo tempo em que valoriza memórias e costumes. A proposta estética da série traz a cidade como protagonista, com suas belezas e contradições.

Dividida em quatro episódios, a série reflete sobre o que já tem sido feito para fomentar a cultura urbana e o que deve ser potencializado, considerando o transitar das pessoas, as construções e os espaços públicos, e também as fiações, rachaduras e pixações.

Os depoimentos foram gravados na última edição da Festa da Criatividade (FestCria), realizado em Vitória pela Secretaria da Cultura (Secult). Confira a sinopse de cada episódio:

Episódio 1: Cidade em construção - A geografia e a arquitetura de uma cidade influenciam fortemente a identidade de um povo. A forma como são organizados os espaços públicos e seus usos, também. Ressignificar o uso dos espaços pode ser uma ferramenta de transformação social? Entrevistados: Starley, Auá, Juliana Lisboa, Camila, Angela Gomes.

Episódio 2: Cidade em ebulição - As festas de rua são tradicionais em todo o território nacional e fazem parte da nossa identidade. Porém existe uma forte corrente de elitização e criminalização de tais eventos. Como as festas populares, o carnaval e as manifestações artísticas em espaços públicos podem colaborar para uma sociedade mais igualitária e plural? Entrevistados: Guilherme Varella, Daniel Temponi, Mãe Beth, Maurício Sacramento, Samantha Brocks, Camila.

Episódio 3: Cidade em criação - A criação artística está ligada ao local de nascimento e crescimento do artista? Como o território e as vivências nele podem moldar as produções artísticas e como o produto cultural se torna parte da identidade de uma cidade. Entrevistados: Rick Rodrigues, Rodrigo Aragão, Diana Costa, Juliano Enrico, Federico Nicolai, Auá Mendes.

Episódio 4: Cidade em transformação - A cidade é o território onde os cidadãos vivem, trabalham e se relacionam. Mas o meio digital tem se tornado cada vez mais importante do cotidiano, sendo para o trabalho, relações pessoais ou lazer. Em um momento onde a Inteligência Artificial tem avanços significativos, quais transformações podem - ou já estão ocorrendo - nos setores artísticos e culturais e como a relação com os espaços físicos pode mudar? Entrevistados: Miriam de Magdala, Hugo Cristo, Mãe Beth de Oxum, Guilherme Varella, Cesar Piva.

Sobre o Núcleo de Produção de Conteúdo Original (NPCO)

O Núcleo de Produção de Conteúdo Original (NPCO) é o setor da TVE dedicado à produção de conteúdo genuinamente capixaba, passível de ser oferecido a outras emissoras e disponibilizado em outras plataformas.

É conteúdo regional tipo exportação: séries e minisséries produzidas para a TV e para a internet, com grande potencial de exibição também em emissoras nacionais, de outros estados e consumo via streaming, que destacam histórias, talentos, tradições e manifestações culturais locais. Além de garantir conteúdos que reflitam a diversidade e a riqueza do Espírito Santo, as produções ampliam a visibilidade da cultura capixaba e fortalecem a missão pública de educar, informar e entreter.

Para saber mais sobre o NPCO, acesse: https://fundacaocarmelia.com.br/Not%C3%ADcia/tve-cria-nucleo-de-producao-de-conteudo-original-para-producao-de-filmes-e-series

Texto: Juliana Esteves

Informações à Imprensa: 

Assessoria de Comunicação Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública 
(27) 3636-6651
www.fundacaocarmelia.com.br
@fundacaocarmelia
@tveespiritosanto
@tveesportes
@espiritosantofm

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard