22/03/2019 09h46

Guarapari é o segundo município a receber serviços de atendimento à mulher

O Município de Guarapari recebeu, nesta quarta-feira (20), a Unidade Móvel de Atendimento à Mulher do Campo da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH). O ônibus estacionou na região de Buenos Aires e levou à população serviços da área de saúde, assistência jurídica, além de atividades de conscientização e combate à violência contra a mulher.

Durante o evento, os moradores da região que estiveram presentes puderam realizar testes rápidos de HIV, Hepatite, Sífilis, aferição de pressão arterial e aferição de glicemia; receberam orientação de cadastramento no CadÚnico; realizaram atendimentos com psicólogos e assistentes sociais no local; tiveram manicure à disposição e oficina de crochê e participaram de rodas de conversa.

Na oportunidade, a subsecretária de Políticas para Mulheres da SEDH, Juliane Barroso, agradeceu a acolhida em Guarapari e destacou a importância do evento. “Infelizmente, as estatísticas de violência contra a mulher estão assombrosas e é importante que elas não se sintam sós e que saibam como buscar seus direitos. A ideia desta ação, que faz parte da programação do mês da mulher, é somar forças, trabalhar intersetorialmente e fazer o que estiver ao nosso alcance para mudar esta realidade tão dura para nós”, enfatizou.

A ação contou ainda com rodas de conversa com as mulheres quilombolas e com representantes do Coletivo Diversidade Sexual e Gênero de Anchieta e também da RNP+ES (rede de pessoas vivendo com HIV Aids). A delegada Francine Bergamini, da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher de Guarapari, também esteve presente e explicou sobre a Lei Maria da Penha às mulheres presentes.

Maria Verônica Santana, do quilombo de Alto Iguape, permaneceu durante todo o evento e disse qual era a expectativa desde o começo. “Queria sair daqui com a cabeça leve e feliz e foi isso o que aconteceu. Tivemos um dia muito agradável e nos conscientizamos sobre os direitos humanos e violência contra a mulher. Agora poderemos passar as informações adiante para outras mulheres”, disse.

Já Josemira Jesus dos Santos, de São Gabriel, priorizou os exames de saúde. “Aferi a pressão, fiz o teste de glicemia e os testes rápidos. Sempre dizemos que não temos tempo para cuidar da gente, hoje aproveitei hoje para fazer relacionado à minha saúde”, contou.

O evento aconteceu em parceria com a Prefeitura Municipal de Guarapari – por meio da Secretaria municipal de Trabalho, Assistência e Cidadania, e da Secretaria municipal de Saúde –, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Defensoria Pública da União, da Defensoria Pública do Estado, do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Guarapari, do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher, do Conselho de Mulheres de Guarapari, e da liderança comunitária.

Programação do Ônibus Lilás

A região de Buenos Aires, em Guarapari, foi o segundo município a receber a Unidade Móvel neste ano. No dia 14 de março, a unidade esteve no distrito de Vila Verde, em Pancas. O próximo município a recebê-lo será Aracruz, no dia 26 de março.

Todas as ações são desenvolvidas pela SEDH em parceria com o Fórum Permanente de Enfrentamento da Violência contra as Mulheres do Campo e das prefeituras municipais.

Programação da Unidade Móvel

Local: Aracruz (Aldeia Caieiras Velha)

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Direitos Humanos – Sedh

Suellen Barone / Letícia Passos