14/05/2019 12h26

Grupo realiza treinamento em tecnologias sociais do Projeto Barraginhas da Embrapa

Uma equipe formada por bolsistas e extensionistas do Projeto Barraginhas, desenvolvido no Espírito Santo pelo Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), esteve na Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas (MG). O grupo participou de um treinamento e capacitação nas tecnologias sociais que são desenvolvidas pela Embrapa há vários anos.

O projeto “Capacitação, transferência de tecnologia e implantação do Projeto Barraginhas da Embrapa em microbacias no Estado do Espírito Santo” é desenvolvido em parceria com o porta-voz dessa tecnologia, o pesquisador Luciano Cordoval (Embrapa Milho e Sorgo), que conduziu o treinamento realizado com a equipe.

“Em certo momento do treinamento, com todos em torno do mini lago, que é um criadouro de peixes, cada participante pôde mostrar por que veio, falando resumidamente de suas atividades, e alguns envolvendo o Projeto Barraginhas em seus próximos passos/planos. Senti que estão focados, que vieram preparados para receberem a semente da captação da água das chuvas, e que estão motivados em disseminar o modelo pelo Espírito Santo como ferramenta para proporcionar sustentabilidade hídrica à agricultura familiar”, disse Cordoval.

O grupo foi capacitado para serem multiplicadores da tecnologia da Embrapa no Estado, subsidiando a atuação nos dez municípios de abrangência, sendo eles: Água Doce do Norte; Atílio Vivácqua; Colatina; Cachoeiro de Itapemirim; Pinheiros; Mucurici; Nova Venécia; Santa Leopoldina; Laranja da Terra; e São Roque do Canaã.

O projeto também implementará Unidades de Referência das Barraginhas nas Fazendas Experimentais de Pacotuba, em Cachoeiro de Itapemirim e Marilândia, para servirem de vitrines dessa tecnologia. As Unidades implementadas servirão de modelo para os municípios, em que os multiplicadores da tecnologia atuarão viabilizando sua difusão.

Segundo a engenheira ambiental, Letícia Cau, que é bolsista do Projeto Barraginhas, o modelo é de extrema importância para conservação da água e do solo, uma tecnologia de captação de água da chuva e abastecimento do lençol freático. “A flexibilidade de instalação, que conta com cochinhos, barraginhas em formato de flecha e mini barraginhas, pode ser aplicada às situações diversas dos índices pluviométricos e relevo do Espírito Santo. Que possamos adaptar às barraginhas na realidade do Estado”, destacou.

Texto: Vanessa Capucho e Clara Crízio

Informações à imprensa:

Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves
(27) 3636-9868
juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho
(27) 3636-9865
vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Facebook: Incaper
Twitter: @incaper

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard