27/09/2021 17h04

Governo realiza formaturas dos alunos do Qualificar ES no interior do Estado

O Governo do Espírito Santo realizou cerimônias de formatura das turmas presenciais do interior do Estado na segunda oferta de cursos do programa Qualificar ES, operacionalizado pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides). Durante uma semana, foram 14 eventos e mais de 400 formandos em municípios de norte a sul do Estado.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, participou de todos as formaturas. “Fomos do extremo norte ao extremo sul do Estado acompanhando as formaturas do Qualificar ES no interior. Durante uma semana, vivenciamos diversos momentos de alegria. Vimos exemplos de superação e de pessoas que, mesmo com filhos para cuidar ou diversas outras dificuldades, escolheram a educação profissional”, contou.

“No Governo do Estado temos uma crença: a de que a educação transforma vidas. Eu também vivenciei isso. A educação transformou a minha vida. E esses alunos que se formaram nesta oferta do Qualificar ES também agarraram a oportunidade que receberam com unhas e dentes e garantiram essa conquista. Agora eles têm um passaporte importante, um certificado de qualificação profissional para o mercado de trabalho ou para empreenderem e levarem sustento e dignidade para suas famílias”, enfatizou Hoffmann.

Além dos certificados, os alunos dos cursos práticos de beleza, gastronomia, decoração de festas e costura receberam kits empreendedores, compostos por materiais e insumos básicos para iniciarem suas atividades na área de sua formação. Os itens de cada kit variam de acordo com o curso.

Em cada cerimônia, foram ouvidos o aluno(a) orador(a), além do professor(a) paraninfo(a) das turmas, responsáveis por realizarem os discursos em nome de todos os formandos e professores. As falas foram repletas de histórias emocionantes, gratidão e muitos elogios à equipe e à estrutura dos cursos. Atrações culturais, com artistas locais e alunos, também integraram a programação de todas as formaturas.

Os eventos contaram com a presença de autoridades municipais, entre prefeitos, secretários, vereadores e parceiros locais. A gerente de Educação Profissional da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento, Renata Resstel, destacou a importância dessas parcerias.

“Temos parcerias com prefeituras e outras importantes instituições nesses municípios. O Governo do Estado garante aos professores o material didático e toda a base necessária, mas apenas com a ajuda dos parceiros locais é possível viabilizarmos a realização dos cursos em cada município. Desta forma, ficamos muito gratos por cada parceiro que nos ajuda diariamente para levarmos a qualificação profissional aos capixabas”, disse Renata Resstel.

Na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV), a formatura foi realizada de forma conjunta no dia 14 de setembro e contou com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande. Ao todo, mais de 1.500 capixabas receberam certificação dos cursos da segunda oferta do programa Qualificar ES em todo o Estado e, aproximadamente, 700 kits já foram distribuídos aos formandos.

Qualificar ES

O Programa Qualificar ES foi lançado em maio de 2019, ofertando cursos de qualificação profissional aos capixabas em três modalidades: presencial, on-line e semipresencial. No período, mais de 150 mil capixabas foram qualificados por intermédio do programa.

O Qualificar ES consiste em ofertar cursos de qualificação profissional a cidadãos e cidadãs residentes no Espírito Santo, por meio de uma proposta inovadora e empreendedora, além de promover a melhoria de vida da população capixaba, tornando-se um dos projetos prioritários do Governo do Estado. Dessa forma, o programa contribui para a qualificação profissional, com foco no empreendedorismo, na prevenção da criminalidade, promoção da autoestima, no senso de pertencimento local, na melhoria das condições de desenvolvimento dos moradores dos bairros atendidos e na possibilidade para a inserção no mundo do trabalho.

Assessoria de Comunicação da Sectides
Ana Luiza Freitas / Carolina Moreira / Gabriela Galvão / Larissa Linhalis