20/10/2021 18h19

Governo do Estado promove encontro em comemoração ao Mês da Criança

Foto: Hélio Filho/Secom

Com o objetivo de sensibilizar a sociedade capixaba para a importância das iniciativas públicas voltadas para a primeira infância, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) realizou, nesta quarta-feira (20), a primeira edição do “Primeira Infância no Palácio”. A iniciativa foi organizada pela Subsecretaria de Articulação de Políticas Intersetoriais (Subapi), responsável pela coordenação e estruturação do Plano Estadual Pela Primeira Infância (Pepi), que será lançado no próximo mês.

O encontro no Palácio Anchieta contou com a participação de comitivas dos 24 municípios adesos ao Programa Criança Feliz. Dentre os representantes municipais dos serviços de atendimento às crianças e familiares, estavam presentes alguns pequenos cidadãos atendidos pelo programa, que se divertiram com a programação pensada especialmente para eles.

Em sua fala, o governador Renato Casagrande disse que é crucial que o poder público desenvolva um olhar para a primeira infância, reafirmando o compromisso do Governo com a temática. “Queria dar as boas-vindas a todos aqui, em especial para as crianças e dizer que o palácio é de vocês. Nós temos um dever com todas as crianças, pois acredito que o bem-estar da população passa pelo cuidado e pela atenção com nossa infância”, enfatizou. Ele estava acompanhado pela primeira-dama do Estado, Maria Virginia Casagrande.

A secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo, ressaltou que o governador Renato Casagrande tem sido um grande impulsionador do trabalho voltado para a primeira infância e de uma discussão importante a respeito da falta de oportunidades causada pela desigualdade. 

“Pobreza não é somente uma questão de ausência de renda. Pobreza também é falta de oportunidade e de acesso aos serviços de qualidade, como educação, saúde e lazer. Esses fatores podem contribuir para que as pessoas permaneçam em situação de pobreza por gerações. Por isso, investir na primeira infância, ofertando serviços públicos de qualidade e oportunidades para que as crianças exerçam todo seu potencial, é uma importante ferramenta para quebrar esse ciclo geracional de pobreza”, pontuou Cyntia Grillo.

Já a subsecretária de Estado de Articulação de Políticas Intersetoriais da Setades, Márlei Vieira Fernandes, ressaltou que sempre recebeu apoio para a estruturação do Plano Estadual pela Primeira Infância. “Passamos da adesão a um programa federal para uma política pública Estadual, com oito projetos estruturantes. Conseguimos concretizar algo realmente importante para o Estado, com o suporte dado pelo governador, apoio da primeira-dama Virgínia Casagrande e com o trabalho de nossa equipe. É muito gratificante. Muito em breve, teremos muitas entregas para ofertar às nossas crianças e a suas famílias”, salientou.

Os municípios que marcaram presença na primeira edição do “Primeira Infância no Palácio” foram Águia Branca, Alfredo Chaves, Apiacá, Baixo Guandu, Cachoeiro do Itapemirim, Colatina, Dores do Rio Preto, Fundão, Guaçuí, Ibiraçu, Irupi, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Montanha, Mucurici, Muqui, Ponto Belo, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São Mateus e Vargem Alta.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setades
Samyra Ferreira
(27) 3336-6803
ascom@setades.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard