06/12/2016 18h36

Governo do Estado leva prêmio ‘Governarte 2016’

O Governo do Estado do Espírito Santo é um dos vencedores do ‘Governarte 2016’, na quarta edição do prêmio organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Concorrendo na categoria “Prevenção e Controle da Violência contra as Mulheres”, o Estado apresentou cinco ações estruturantes para reduzir o número de mulheres vítimas de violência doméstica.

 Dentre as ações apresentadas estão, a criação de novas oficinas de atenção à violência de gênero, em distintos órgãos de Governo; o tratamento especializado dos dados, incluindo novos procedimentos de coleta e processamento de informações estratégicas; a formação continuada de policiais e a aplicação de novas estratégias para atenção de vítimas (serviços de atenção psicossocial, visitas de rotina, etc.) e de agressores (grupos de reflexão); junto com a realização de campanhas de comunicação para sensibilizar e educar o público.

 “Juntas, essas iniciativas já tiveram como resultado a redução em 26% da taxa de homicídios de mulheres em todo o Espírito Santo. Esse reconhecimento do BID fortalece nossos trabalhos e comprova que estamos no caminho certo para mudar o quadro da violência contra a mulher em nosso Estado”, defende o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia.

 O prêmio será entregue no primeiro quadrimestre de 2017, em local a ser divulgado pela organização. “Com o prêmio ofertado pelo BID, o Espírito Santo passa a ser referência internacional em as ações de prevenção e controle da violência contra as mulheres”, reforça o secretário de Estado de Direitos Humanos, Julio Pompeu.

 Ao todo, 137 projetos se inscreveram na premiação, todos de governos municipais e estaduais de países da América Latina e do Caribe. As ações apresentadas pelo Governo do Estado foram vencedoras ao lado de mais cinco iniciativas do Brasil, Chile, Colômbia e México.

 Foram escolhidos dois projetos por categoria, com o Espírito Santo ao lado do Governo de Minas Gerais na categoria Prevenção e Controle da Violência contra as Mulheres. As outras quatro iniciativas premiadas foram selecionadas nas categorias Liderança e Participação das Mulheres e Segurança Rodoviária em Ação.

 Três comissões formadas por especialistas independentes, escolhidos pelo BID, foram responsáveis ​​por avaliar e selecionar os vencedores em cada categoria, levando em consideração critérios de desempenho, sustentabilidade, replicabilidade, inclusão social e inovação.

  

Informações à Imprensa

 Assessoria de Comunicação

Secretaria de Estado de Direitos Humanos - SEDH

Suellen Barone / Maurílio Mendonça

Tel.: (27) 3636-1334 / (27) 3636-1344 / (27) 98807-0234 / (27) 98868-2118

E-mail: suellen.barone@sedh.es.gov.br / maurilio.mendonca@sedh.es.gov.br

 

Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social – Sesp

Gustavo Tenório / Cíntia Barreto

Tel.: (27) 3636-1572 / (27) 3636-1574 / (27) 99961-0214 / (27) 99766-4223

E-mail: gustavotenorio1@gmail.com / cintia.barreto@sesp.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard