18/09/2019 17h41

Governo do Estado lança Programa Cultura Conecta nesta quinta-feira (19)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), lança nesta quinta-feira (19), a partir das 18 horas, no Palácio Anchieta, em Vitória, o Programa Cultura Conecta. Com a finalidade de promover formação, intercâmbio e acesso à cultura, o programa terá várias ações em todas as regiões do Estado. A solenidade contará com a estreia do espetáculo “Capixabas”, encenado pelas artistas Elisa Lucinda e Viviane Mosé, juntas no palco pela primeira vez.

O objetivo do Programa Cultura Conecta é impactar diretamente mais de 200 realizadores culturais com atuação em qualquer linguagem, tendo como horizonte a transformação social e a ampliação de direitos.

O secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, destaca que o programa busca valorizar nossas potências e singularidades. “A cultura conecta as pessoas, os territórios e os saberes. Com ações coletivas vamos, junto aos coletivos participantes, identificar os desafios e processos e potencializar as iniciativas de quem faz cultura a partir de soluções colaborativas e que explorem o potencial inovador de cada um”, pontua.

Entre as ações deste ano, estão previstas a execução de um mapeamento; da primeira edição do Laboratório de Inovação Cidadã; circulação de projetos pelo interior; formação e um programa ao vivo na TVE em parceria com o Canal Futura.

Elisa Lucinda e Viviane Mosé atuarão como embaixadoras do Cultura Conecta. Elas participarão dos programas ao vivo, dos laboratórios, da curadoria e de eventos abertos.

“Queremos traduzir para a população capixaba a potência da nossa cultura. Promover a autoestima do nosso povo em torno de nossos valores, saberes e estéticas, fortalecendo o senso de pertencimento local”, explica Fabricio Noronha.

Espetáculo

“Capixabas” é um espetáculo inspirado pelas diretrizes do programa Cultura Conecta e construído a partir do resgate das vivências de Elisa Lucinda e Viviane Mosé, amigas há mais de 30 anos, tanto em Vitória quanto no Rio de Janeiro. Em cena, elas conversam, comentam, declamam poemas e homenageiam alguns conterrâneos.  

 Mapeamento

A primeira etapa do programa Cultura Conecta é o mapeamento de agentes culturais, coletivos e realizadores de cultura com projetos de impacto social e de base comunitária. O mapeamento está sendo realizado no mês de setembro.

Laboratórios

A partir de outubro começam os encontros do Laboratório de Inovação Cidadã do Espírito Santo. A primeira edição terá oito encontros com o objetivo de fazer pontes entre realizadores e produtores de conhecimento, para melhorar a gestão dos projetos, a comunicação, a relação de redes e a capilarização das ações da cultura. Para a gerente de Territórios e Diversidade da Secult, Karen Valentim, isso amplia o alcance desses projetos num curto prazo e o impacto social da cultura como ferramenta de diminuição dos índices de violência em médio e longo prazo.

A chamada para as inscrições já está aberta, por formulário on-line. Serão selecionados 30 realizadores, prioritariamente localizados em territórios atendidos pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

*Leia o regulamento e inscreva-se aqui*

Ao vivo

No dia 29 de outubro estreia o programa Cultura Conecta ao vivo na TVE. O programa trará bate-papos mediados por Viviane Mosé e realizados no Palácio da Cultura Sônia Cabral que serão transmitidos on-line e na televisão. A ideia é trazer debates sobre a cultura contemporânea, circular conhecimento e difundir a produção cultural capixaba. O programa também visa a aumentar o intercâmbio entre agentes culturais locais e nacionais.

Caravanas

Oficinas de capacitação, apresentações culturais, laboratórios e o Gabinete Itinerante da Cultura serão levados ao interior do Estado em uma estrutura móvel. As Caravanas Cultura Conecta serão realizadas entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020 em sua primeira edição. São uma parceria com o Serviço Social da Indústria – Espírito Santo (Sesi-ES).

Leitura

Com a parceria internacional da Fundação SM, da Espanha, o programa “Myra – Juntos pela Leitura” será um dos eixos do Cultura Conecta. A metodologia promove encontros de leitura, em que um voluntário lê com uma criança, estabelecendo diversos diálogos entre o texto, outros livros e vivências.

Parceiros

O programa Cultura Conecta é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura, a Rádio e Televisão do Espírito Santo (RTV- ES), a Universidade Federal do Espírito Santo, a Universidade de Vila Velha (UVV), a Fundação SM, a Fundação Roberto Marinho, o Canal Futura, o Fundo Manifesta Capital e o Serviço Social da Indústria – Espírito Santo.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac
(27) 3636-7111/99753-7583/99902-1627
secultjornalismo@gmail.com
comunicacao@secult.es.gov.br
https://www.facebook.com/SecultES/
https://www.instagram.com/secult.es/

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard