19/08/2025 11h36

Governo do Estado lança plataforma 'Conselho de Usuários ES' para fortalecer a melhoria dos serviços públicos

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Controle e Transparência (Secont), lançou oficialmente a plataforma ‘Conselho de Usuários ES’, uma ferramenta digital que permitirá ampliar a participação social e o diálogo com a população na avaliação e no aprimoramento dos serviços públicos estaduais. O funcionamento da plataforma foi regulamentado pela Portaria nº 012-R, publicada no Diário Oficial nessa segunda (18). 

A nova ferramenta, que está integrada ao Acesso Cidadão, possibilita que cidadãos capixabas se cadastrem e participem dos Conselhos de Usuários, contribuindo com sugestões, avaliações e feedbacks sobre os serviços oferecidos pelo Governo,  em um ou mais órgãos. Dessa forma, o Estado reforça o compromisso com a transparência, o controle social e a gestão orientada para resultados.

Com um layout intuitivo e acessível, o Conselho de Usuários permite que os cidadãos conduzam pesquisas e compartilhem experiências sobre a qualidade dos serviços públicos a qualquer momento, no Fórum de Melhorias de Serviços Públicos, espaço aberto destinado à exposição de propostas. Além disso, a plataforma oferece funcionalidades como enquetes, rankings de engajamento, propostas de melhorias, comentários, debates e notificações.

A ouvidora-geral do Estado, Giselli Ballestrassi, destacou que a criação da plataforma amplia os canais de diálogo com a sociedade e fortalece a cidadania ativa. “O Conselho de Usuários ES nasce como um espaço democrático e acessível, no qual os cidadãos capixabas terão a oportunidade de avaliar e propor melhorias para os serviços que utilizam no seu dia a dia. Essa escuta qualificada e ativa da população é fundamental para que possamos evoluir na prestação dos serviços públicos”, pontuou.

O subsecretário de Estado de Transparência, Fabiano Louzada, também reforçou que a iniciativa reforça o compromisso do Espírito Santo em ser referência em inovação, transparência e boa governança. “A plataforma aprimora o nosso alinhamento com um princípio fundamental da transparência: a participação social. Queremos que a população seja protagonista nesse processo de avaliação, trazendo percepções reais sobre os serviços utilizados na sua rotina. Assim, promovemos uma gestão cada vez mais participativa e que coloca os cidadãos no centro das decisões”, completou.

Clique aqui e conheça a nova plataforma. 

Informações à Imprensa:

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