29/09/2020 12h16 - Atualizado em 29/09/2020 12h17

Governo do Estado lança novo portal de atendimento do Serviço Mão na Roda

Foto: Hélio Filho/Secom

O Governo do Estado lançou, nesta terça-feira (29), o novo portal do Serviço Especial Mão na Roda, que torna mais fácil o atendimento para os cadeirantes já cadastrados e também para quem quer se cadastrar para utilizar o serviço. Todos os agendamentos agora passam a ser feitos no site http://maonaroda.gvbus.org.br. A solenidade aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória, e foi transmitida ao vivo pelas redes sociais.

O governador Renato Casagrande ressaltou a importância do Serviço Especial Mão na Roda, que é 100% subsidiado para os usuários. “Entregamos uma frota nova e estamos divulgando que o site está pronto. Agora, o usuário pode fazer tudo pelo site, desde o cadastro até o agendamento de viagens. Tudo pela internet! É uma obrigação nossa promover a inclusão da pessoa com deficiência. Esse site trará mais facilidade e dignidade para os usuários do sistema”, apontou.

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, explicou que logo no início do governo foi percebido que a frota do Mão na Roda estava sucateada e precisava de renovação. “Determinamos a renovação da frota e agora damos mais um passo, facilitando a comunicação e o acesso ao serviço que é tão importante para este público”, afirmou.

Para o diretor presidente da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES), Raphael Trés, tanto a frota quanto o novo site são um avanço no atendimento aos cadeirantes. “É uma grande alegria poder modernizar o sistema, especialmente para quem tem mais dificuldade de locomoção”, enfatizou.

Para as usuárias do Serviço Especial Mão na Roda, Rosilda Maria Dias e Mara Martins, o sentimento é de gratidão. “Estou muito agradecida por mim e por todos os usuários pelo fato de o governo ter priorizado o Mão na Roda, mesmo em tempos de pandemia”, disse Rosilda. E Mara acrescentou: “Queria agradecer a todos! Vocês não têm noção da nossa alegria. A renovação da frota é muito importante para nós.”

O governador também falou sobre outros investimentos no transporte coletivo: “Estamos renovando toda a frota do Transcol. Montamos o aplicativo Ônibus GV, que facilita a vida dos usuários e estamos fazendo todo um trabalho para conscientizar as pessoas de utilizarem o transporte público com segurança. Cabe a todo mundo ajudar, usando máscara, mas não existe nenhum sistema de transporte no mundo que fique totalmente livre na hora de pico”, afirmou.

Casagrande lembrou que, ao longo da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), houve uma redução da frota e também do número de passageiros, mas sempre foi mantido um número maior de ônibus do que a demanda. “Agradecemos a colaboração das pessoas e a partir do dia 5 de outubro teremos 100% da frota novamente. Peço que todos continuem a se prevenir, pois a pandemia não acabou”, alertou o governador.

Como usar

Utilizar o portal é fácil. Quem já é habilitado e já usa o serviço, terá de se cadastrar no portal usando um e-mail válido e que esteja no nome do beneficiário. Ao entrar no site, selecione "Sou passageiro" e depois "Cadastre-se". Em seguida, preencha os dados nos campos indicados como obrigatórios. Após esse processo, será necessário acessar a conta de e-mail para confirmar o cadastro.

Para agendar as viagens é só clicar em "Sou passageiro" e efetuar o login no sistema. Depois, clique em "Solicitar viagens" e preencha os dados indicados de acordo com os locais de origem e destino, horários desejados, se tem acompanhante ou não. Se esse trajeto for frequente, é possível salvar como favorito. Dessa forma, nas próximas viagens, o processo de marcação será simplificado.

É importante lembrar que os agendamentos só podem ser feitos com até 48 horas de antecedência da data da viagem. Na nova plataforma também é possível informar que o passageiro aceita encaixes, caso tenha horários flexíveis. Concluído esse processo, basta aguardar a análise da solicitação. Pelo e-mail cadastrado e por SMS será enviada uma mensagem indicando se a viagem foi confirmada ou não. É possível ainda que o cadeirante cancele a viagem pelo portal.

Novos cadastrados

Quem ainda não é cadastrado no Mão na Roda, tem que solicitar a habilitação. Os passos são parecidos. Acesse o site e clique em "Quero me cadastrar". Preencha a ficha com os dados pessoais do beneficiário e anexe os documentos para a perícia. São aceitos laudos e receitas médicas. Caso seja menor de idade, a documentação do responsável também deverá ser enviada, nos campos específicos. Feito isso, basta aguardar o retorno da equipe técnica da Ceturb-ES.


Cadastros no Sistema:

2020: de janeiro a agosto foram registrados 143 cadastros, 22 deles deferidos sendo 20 temporários e 2 permanentes;

2019: 469 cadastros deferidos;

Total de cadastrados no Sistema: 3.650.


Viagens Realizadas:

2019: 94.913 viagens (até final agosto: 63.440)

2020: 27.280 viagens (até o final agosto)

Motivo das viagens:

2019

2020

 

 

1

SAÚDE

1.343

474

2

LAZER

19.568

4.414

3

EDUCAÇÃO

8.728

925

4

TRABALHO

13.931

5.915

5

FISIOTERAPIA

29.480

5.892

6

CONSULTAS MÉDICAS

11.029

3.735

7

JURÍDICO

811

232

8

VIAGENS

152

36

9

SAÚDE URGÊNCIA

8.485

4.914

10

OUTROS

1.386

743

 

Total

94.913

27.280

 

Informações Operacionais

O Serviço Especial Mão na Roda é operado por 25 veículos, dos quais 24 foram adquiridos recentemente (zero km) especialmente adaptados com elevadores hidráulicos, conduzidos por motoristas treinados para realizar o transporte com conforto e segurança, uma vez que receberam aulas de direção defensiva, relacionamento interpessoal e trato com pessoas com deficiência.

O Mão na Roda realiza as viagens dos usuários cadastrados, mediante solicitação prévia, funcionando como um serviço personalizado de transporte com deslocamentos residência/destino/residência. Os usuários podem solicitar viagens com acompanhantes, caso necessário.

O Serviço Especial Mão na Roda busca os usuários em suas residências e os leva aos destinos para fins de tratamento de saúde, trabalho, educação e lazer. 

Confira os destinos mais solicitados:

Centro de Reabilitação Física do Estado do Espírito Santo (Crefes), Escola de Medicina Santa Casa de Misericórdia (Emescam), Apae Cariacica, Apae Vitória, Hospital Meridional, Fundação Bradesco, Associação dos Funcionários Públicos do Espírito Santo e Universidade Vila Velha (UVV). Além destes destinos, há uma grande demanda de viagens para a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e para shoppings.

Informações à imprensa:
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Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Semobi
Susana Kohler
(27) 3636-9617 / 99697-6783
comunicacao@semobi.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Ceturb-ES
Mônica Luz
(27) 3232-4510 / 99849-6178
monica.luz@ceturb.es.gov.br

 

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