19/06/2019 18h54 - Atualizado em 19/06/2019 18h56

Governo do Estado lança edital para obras de fundação do Hospital Geral de Cariacica

Foto: Hélio Filho/Secom

O Governo do Espírito Santo deu mais um passo para a concretização do Hospital Geral de Cariacica. Nesta quarta-feira (19), o governador Renato Casagrande lançou o edital para a construção da fundação do prédio onde a unidade será instalada. O investimento é de aproximadamente R$ 18 milhões, com recursos próprios do Estado. O hospital será construído às margens da Rodovia Leste Oeste, no bairro Campo Belo, em uma área de 37 mil metros quadrados.

Durante a solenidade em seu Gabinete no Palácio Anchieta, Casagrande projetou o início das obras para o mês de setembro, caso não aconteça nenhum incidente durante a fase de licitação. “O recurso financeiro está garantindo. Esse hospital é muito esperado pela população de Cariacica e por todos nós, já que será o maior do Estado”, afirmou.

O governador comentou ainda sobre o cancelamento do edital anterior de construção do hospital, que corria o risco da perda de R$ 74 milhões em recursos oriundos da articulação da bancada capixaba em Brasília:

“O edital seria aberto em janeiro, mas não levaria em conta os valores empenhados da bancada federal. Mesmo que atrasasse, seria melhor aproveitar esses R$ 74 milhões, que não são fáceis de captar. Então, decidimos suspender e mandamos o projeto atualizado para a Caixa [Econômica Federal]. É bom ter a aprovação no Governo Federal para que tenhamos esses recursos. Vamos torcer que tudo dê certo para lançarmos enfim o edital da construção civil da obra”, afirmou.

Na fase de fundação, serão investidos R$ 18 milhões em recursos próprios do Estado. O edital para contratação da obra total, que tem um preço estimado de R$ 239 milhões, depende de aprovação por parte da Caixa Econômica Federal. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), serão investidos outros R$ 40 milhões em equipamentos. A previsão é que toda obra seja concluída em três anos.

Para o secretário Nésio Fernandes, este edital tem o objetivo de adiantar as obras, permitindo a realização das obras de estaqueamento, colocação de blocos e vigas da fundação, além da contenção dos taludes.  O prazo para a execução dessa fase é de 240 dias e o edital possibilitará a participação de empresas consorciadas. “Assim o Governo do Estado toma as medidas necessárias para garantir as entregas da saúde para a sociedade com aproveitamento de recursos próprios e federais”, ressaltou.

O diretor-geral do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes), Luiz César Maretto Coura, explicou que a obra do Hospital Geral de Cariacica será feita em três etapas, sendo que a primeira foi de terraplanagem – já concluída: Agora estamos entrando na segunda etapa publicando o edital das fundações e contenções, que é um passo muito importante porque sabemos que o hospital será referência e vai atender não só Cariacica, mas também toda a população capixaba”, disse.

Detalhes do hospital

O Hospital Geral de Cariacica terá pronto-socorro clínico e cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), maternidade de alto risco e cuidados intensivos neonatais. Atenderá especialidades como clínica médica, neurologia, nefrologia, cardiologia, cirurgia geral, maternidade e cirurgia de cabeça e pescoço. A estrutura também terá um heliponto.

Serão 400 leitos censáveis (de internação) e não censáveis (de apoio). A previsão é de que sejam realizados mais de 8 mil atendimentos por mês no Pronto-Socorro e cerca de 120 mil atendimentos na UTI, UTI neonatal (UTIN), maternidade e clínicas médicas e cirúrgicas.

Além disso, o Hospital Geral de Cariacica vai contar com 550 vagas de estacionamento para os usuários. Será um hospital completo e moderno, concebido nos conceitos de acolhimento, educação, flexibilidade, acessibilidade, humanização e sustentabilidade. O terreno onde está sendo construída a unidade foi doado pela Prefeitura Municipal de Cariacica ao Governo do Estado.

Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto