17/12/2021 17h04 - Atualizado em 17/12/2021 17h46

Governo do Estado inaugura unidade da Farmácia Cidadã em Itapemirim

O Governo do Estado inaugurou, nesta sexta-feira (17), a unidade da Farmácia Cidadã Estadual, no município de Itapemirim. A expectativa é que sejam atendidos, inicialmente, 2.500 processos ativos na região. A vice-governadora do Espírito Santo, Jacqueline Moraes, esteve na inauguração e destacou a importância da entrega para o município.

"A farmácia representa mais uma ação de investimento na saúde pública capixaba. Com a distribuição dos medicamentos na cidade, continuamos preservando e cuidando da vida das pessoas. Ficamos extremamente felizes de ter condições e poder proporcionar uma melhor qualidade de vida aos capixabas", afirmou a vice-governadora.

Também participaram da inauguração o superintendente Regional de Saúde de Itapemirim, José Maria Justo; o prefeito de Itapemirim, Thiago Peçanha Lopes; a gerente Farmacêutica do Estado, Maria José Sartório; e demais autoridades do Estado.

Para implantação da unidade, foram investidos pelo Governo do Estado R$ 30 mil para estruturação. Também serão repassadas mais 60 parcelas mensais de R$ 28.965,75 para ações de custeio e contratação de recursos humanos. Foi de responsabilidade do município toda a infraestrutura do imóvel, contratação de servidores e informática.

Sediada na Avenida Cristiano Dias Lopes, Vila de Itapemirim, a Farmácia Cidadã de Itapemirim conta com ambiente climatizado, e para agilizar o atendimento aos cidadãos, 11 funcionários – sendo cinco farmacêuticos; cinco apoiadores administrativos e um assistente social – estarão trabalhando de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 16h.

Também serão contemplados com os serviços usuários que residem em oito cidades da região sul do Estado, são eles: Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Itapemirim, Marataízes, Piúma, Presidente Kennedy e Rio Novo do Sul. Todos os atendimentos são realizados por farmacêuticos, que no ato da entrega do medicamento orienta sobre o uso correto do mesmo.

“Com a inauguração da Farmácia Cidadã de Itapemirim, conclui-se mais um planejamento realizado no início dessa gestão, quando foi lançada a proposta junto aos secretários e governo do estado em se lançar uma unidade da farmácia cidadã em cada microrregião, concretizando a existência de uma unidade na microrregião Sul, Central Sul, Caparaó e ainda em Castelo. É a realização de um serviço de alta complexidade que dispõem de medicamentos de alto custo e que se aproxima da população, fortalecendo um planejamento, uma diretriz do Governo de que as ações de saúde devem acontecer o mais próximo possível do lar dos cidadãos de forma a facilitar o acesso e garantir o cumprimento de um direito e a dignidade dos usuários do Sistema Único de Saúde”, explicou o superintendente Regional de Saúde de Itapemirim, José Maria Justo

Serão disponibilizados medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), conforme diretrizes do Ministério da Saúde e medicamentos/fórmulas nutricionais da Lista Estadual Complementar, que atualmente contam com 274 itens entre eles: Isotretinoína, alfaepoetina, codeína, somatropina, lamotrigina e olanzapina.

Atualmente o Estado conta com 14 unidades da Farmácia Cidadã Estadual. Para que seja implantada no município, é feita análise das reais necessidades existentes em cada região de saúde do Estado e também o interesse por parte do município, visto que ocorre por meio de parceria.

Acesso aos medicamentos na Farmácia Cidadã Estadual

Para ter aceso aos medicamentos/fórmulas nutricionais ofertados pela Farmácia Cidadã Estadual, os cidadãos originados dos municípios contemplados pela Farmácia Cidadã, tanto do serviço público quanto do privado, precisam realizar a abertura de um processo de solicitação direto na unidade em Itapemirim, ou de forma on-line, para que o processo seja avaliado conforme protocolo e diretrizes do Ministério da Saúde. Caso a demanda seja deferida, o paciente é orientado a comparecer à farmácia com horário previamente agendado para fazer a retirada do medicamento/fórmula nutricional.

Para consultar a lista de documentos necessários para abertura de processo para recebimento de medicamentos/fórmula nutricional, clique no link abaixo:

Onde encontrar Farmácias Cidadãs no Espirito Santo

As unidades da Farmácia Cidadã Estadual estão localizadas em Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Cariacica Colatina, Guaçuí, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha, Vitória e Itapemirim.

O cidadão também pode entrar e contato com a farmácia, por meio da central telefônica: (27) 3636-8416, (27) 3636-8417 ou (27) 3636-8418.

Outras visitas

Ainda no município, a vice-governadora Jaqueline Moraes visitou o Hospital Materno Infantil Menino Jesus para conhecer a reestruturação do serviço de mamografia, que terá atendimento ampliado na região para aumentar as ações de rastreamento, detecção e diagnóstico precoce dos cânceres de mama e reduzir a morbimortalidade por esses tipos de câncer.

Com a reestruturação do serviço, o Hospital Materno Infantil Menino Jesus de Itapemirim, realizará 162 mamografias por mês (entre mamografias bilateral de rastreamento e mamografia unilateral), atendendo moradores dos municípios de Alfredo Chaves, Anchieta e Piúma, e estendendo a possibilidade de ampliar o atendimento para a população de Marataízes, Iconha e Rio Novo do Sul. Também foi realizada a vista à nova unidade Clínica de Hemodiálise.

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria
Íris Carolina Miguez
iris.carolina@vice.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br