16/03/2023 10h58

Governo do Estado entrega reforma e ampliação do Ciodes

Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Estado, Renato Casagrande, entregou, na manhã desta quinta-feira (16), as novas instalações do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). A obra de reforma e ampliação do Ciodes foi realizada no 2° pavimento do edifício sede da Sesp, localizado no bairro Bento Ferreira, em Vitória. A entrega marca a nova fase na Segurança Pública capixaba, com mais capacidade de atendimento e resposta aos chamados realizados por meio do 190.

“Estamos dando mais um passo na área de estruturação da Segurança Pública no Espírito Santo. Mais do que a estrutura física, essas melhorias permitem que os nossos trabalhadores atuem de forma mais adequada, com mais segurança e conforto. Estamos investindo também em tecnologia para oferecer à população uma resposta mais célere no atendimento às ocorrências em todo Estado, em especial, na Região Metropolitana”, afirmou o governador.

Para o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, esta entrega representa a continuidade dos robustos investimentos realizados pelo Governo do Estado nas forças de segurança.

“O Ciodes é a porta de socorro da população. O 190 é fundamental e agora agregamos diversas ferramentas para atender ao cidadão, de forma mais célere e com mais qualidade. São investimentos realizados pelo Governo do Estado que têm colocado o Espírito Santo no topo das soluções tecnológicas aliadas à Segurança Pública. A Computação Embarcada, o Cerco Inteligente, nosso aporte no sistema de radiocomunicação, são grandes entregas para a sociedade”, pontuou.

Com um investimento total de R$ 7,6 milhões, a ampliação compreende a reforma estrutural do local, a readequação do mobiliário e a reestruturação de todo o parque tecnológico. A obra teve recursos do Tesouro Estadual e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A partir da ampliação, o Ciodes mais que dobrou de tamanho, indo de 350 para 801 metros quadrados de área total.

O novo espaço abriga sala de operações com 35 postos de despachadores de recurso operacional (DRO), sala técnica de call center com 42 postos, salas de coordenação, administração e gerência, sala do subsecretário de Comando e Controle, shaft, sala de guarda de materiais, banheiros, refeitório, sala de descanso e depósito de material de limpeza. 

O mobiliário foi totalmente substituído, sendo planejado e ergonomicamente adequado ao serviço, atendendo às normas técnicas que regulamentam o mobiliário corporativo, conferindo melhores condições de trabalho aos servidores.

O parque tecnológico também foi completamente reestruturado, permitindo a interoperabilidade com todas as tecnologias implementadas na segurança pública capixaba nos últimos anos. Com a reestruturação, o Ciodes passa a ter suporte tecnológico para operar integralmente as plataformas do Cerco Inteligente de Segurança e do Sistema de Computação Embarcada, além do despacho de recursos via rádio digital, integração com sistemas de videomonitoramento urbano e compartilhamento de informações com a Gerência de Inteligência, entre outras.

“Aliamos modernização tecnológica a uma nova estrutura física completamente planejada para trazer mais qualidade ao serviço prestado. O Ciodes agora dispõe de infraestrutura e recursos operacionais que elevam a capacidade de atendimento e, podemos destacar, realizamos esta reforma com 100% de cumprimento do cronograma físico-financeiro, respeitando tanto o erário quanto às necessidades da sociedade capixaba", destacou o subsecretário de Estado de Gestão Administrativa, Fábio Gomes de Aguiar.

O subsecretário de Estado de Comando e Controle, coronel Andre Có, destacou que o novo layout confere mais agilidade ao fluxo de atendimentos e, por consequência, amplia a capacidade de atendimento e resposta.  “Antes tínhamos um espaço físico limitado que não comportava adequadamente nossa estrutura de atendimento. Agora temos áreas específicas para cada setor, o que organiza o ambiente de trabalho, favorece a integração das diversas instituições que compõem o Ciodes e possibilita, caso necessário, a ampliação da equipe de atendimento primário”.

Como funciona o Ciodes?

Criado em julho de 2004, o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) é um órgão de atendimento emergencial que integra, em uma única estrutura física e digital, o trabalho diuturno da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), Secretaria da Justiça (Sejus), Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) e Guarda Civil Municipal de Vitória.

Essa integração, a otimização de recursos e a implantação de projetos tornam o trabalho mais ágil e eficiente. As ligações realizadas para o telefone 190 são atendidas, inicialmente, por um atendente de call center, responsável por obter as informações iniciais da ocorrência e encaminhar o chamado para o Despachador de Recursos Operacionais (DRO) de cada instituição que integra o Ciodes.

Atualmente, o Ciodes recebe uma média de 7 mil ligações por dia. Esta é sua primeira ampliação desde o início da operação, e a ampliação torna a resposta aos chamados mais rápida e eficiente, uma vez que alia o atendimento humano qualificado a ferramentas tecnológicas que melhoram a responsividade do sistema como um todo.

Com a reforma estrutural, os setores de call center e de Despacho de Recursos Operacionais passam a ocupar ambientes diferentes, com espaço físico adequado para cada função, favorecendo o fluxo de informações e oferecendo melhores condições de trabalho para os profissionais que atuam nesses setores.

Já a integração de tecnologias coloca o Espírito Santo em um novo patamar de responsividade na Segurança Pública. Os DROs de cada instituição passam a dispor de informações em tempo real a respeito da localização das equipes na rua, tempo de deslocamento até o endereço da ocorrência a ser atendida, além de dados oriundos dos sistemas de videomonitoramento, como reconhecimento facial, monitoramento de veículos e outros, que também são compartilhados com a Gerência de Inteligência da Sesp, robustecendo investigações.

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