10/02/2023 16h59

Governo do Estado entrega picapes e drones para Defesas Civis Municipais

Foto: Hélio Filho/Secom

O Governo do Estado realizou, nesta sexta-feira (10), a entrega de picapes e drones para as prefeituras de 50 municípios capixabas. Os equipamentos vão fortalecer a capacidade de atendimento das Defesas Civis Municipais nos locais atingidos por fortes chuvas. Durante a solenidade realizada no Quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), em Vitória, o governador Renato Casagrande assinou a autorização para aquisição de mais 24 picapes e 24 drones que serão entregues aos demais municípios.

Cada município recebeu uma picape do modelo Fiat Toro, com tração 4x4, cabine dupla, adesivados com a identificação de cada município. Os veículos têm a capacidade de circular em regiões de difícil acesso, como locais alagados ou vias em condições ruins de trafegabilidade. Já os drones são do modelo DJI mini 2, com câmera 4k, alcance de transmissão de imagem de até 10 quilômetros e autonomia de voo de até 31 minutos, possibilitando que as Defesas Civis Municipais monitorem áreas de risco em segurança.

As aquisições foram realizadas por meio do Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil (FUNPDEC/ES), por interveniência da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec). A escolha dos municípios contemplados foi realizada de forma técnica, considerando o número de decretações de enxurrada e número de áreas de risco, sendo que nesta primeira etapa foram contemplados os municípios com até 80 mil habitantes.

“É uma alegria estar fazendo essa entrega com o intuito de fortalecer nossa relação e os investimentos nos municípios. Estruturar as defesas civis de cada município faz parte do nosso Programa Estadual de Mudanças Climáticas. A cada dia, os eventos extremos se repetem com mais intensidade, seja as chuvas ou estiagem prolongadas. Temos que diminuir o desmatamento, aumentar o reflorestamento e mudar nossa matriz energética. A outra vertente é o caminho de nos adaptarmos às mudanças”, afirmou o governador.

Casagrande destacou que o Governo do Estado trabalha para garantir uma melhor estrutura para as defesas civis, além disso o Espírito Santo conta hoje com o Centro de Inteligência da Defesa Civil, uma das estruturas mais modernas do País. “Temos ainda o Sistema Alerta!, entre outras ações de prevenção e resposta a desastres. Estamos realizando ainda diversas obras de contenção, macrodrenagem e remoção de casas em áreas de risco para que possamos enfrentar as adversidades com mais segurança”, ponderou.

“O governador Renato Casagrande sempre teve um olhar muito sensível para os aparatos de proteção e defesa civil. Desde a primeira gestão, ele já havia feito grandes investimentos. Mas, hoje, temos um salto de patamar grande, com o Centro de Inteligência, construído recentemente, além de toda a estruturação que vem sendo feita nos municípios. Essa entrega é mais uma delas, extremamente importante para contribuir em situações de desastres", afirmou o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Cerqueira, destacou a importância dos investimentos nas Defesas Civis Municipais. "O governador conhece bem o tema proteção e defesa civil e a necessidade do fortalecimento de todo o sistema de defesa civil: estadual (CEPDEC e REPDEC) e municipal (COMPEDEC). Nesse sentido, a entrega de viaturas, materiais e equipamentos aos municípios é fundamental para o enfrentamento rápido e qualificado do desastre, dado que o município é o primeiro nível de atuação”, disse.

Estiveram presentes na solenidade, os prefeitos Luciano Pingo (Ibatiba), representando a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes); a prefeita Ana Malacarne (São Domingos do Norte); os secretários de Estado, Maria Emanuela Pedroso (Governo), Jacqueline Moraes (Políticas para Mulheres), Coronel Aguiar (Casa Militar), Bruno Lamas (Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional); os deputados federais Josias Da Vitória, Gilson Daniel e Dr. Victor Linhalis; o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos; os deputados estaduais Mazinho dos Anjos e Vandinho Leite;  além do coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Áureo Buzatto e do diretor-presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), Fabio Ahnert.

Assessoria de Imprensa do CBMES
Camila Ferreira