31/08/2017 15h29 - Atualizado em 31/08/2017 15h35

Governo do Estado e Feapaes entregam Prêmio Maria Luiza Dadalto nesta quinta-feira (31)

Foto: Pedro Dutra/Secom-ES

Reconhecer o trabalho em prol da garantia do direito das pessoas com deficiência intelectual e suas famílias: este é o objetivo do Prêmio Maria Luiza Dadalto, que será entregue pelo governador Paulo Hartung, nesta quinta-feira (31), às 10 horas, no Palácio Anchieta, em Vitória. A iniciativa é da Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes) em parceria com o Governo do Estado.

Anualmente, desde 2014, são escolhidas uma personalidade e uma empresa amiga para serem homenageadas. Os selecionados são indicados pelos membros da Diretoria Executiva, Conselho de Administração e Conselho Consultivo da Federação.

“É comum o vice-governador representar o governador em algumas agendas. Hoje é o inverso. É o governador quem representa o vice-governador César Colnago. Quero dizer duas coisas a vocês: primeiro que nós acreditamos em vocês e no trabalho que fazem, tanto que as ações feitas hoje pelas secretarias de educação e de saúde são uma pequena prova disso; segundo que vocês fazem o trabalho que o Brasil precisa aprender, com essa rede forte de voluntariado que conseguem criar, articular e manter. Viva o trabalho voluntário. Viva a Apae e a Pestalozi no Espírito Santo do Brasil”, afirmou Paulo Hartung.

 

O governador lembrou que setembro é o mês da inclusão social. “Eu tenho uma novidade para vocês. A partir desta sexta-feira (1º), o Palácio Anchieta vai mudar de cor. Ele vai estar verdinho. O mês de setembro é o mês da Inclusão Social e também o da doação de órgãos”.

 

Indicados

 

Nesta quarta edição do Prêmio, os indicados foram Mara Cristina Gabrilli, psicóloga, publicitária, deputada federal e fundadora do Instituto Mara Gabrilli, que desenvolve programas de defesa de direitos das pessoas com deficiência, e o Grupo Social “As Abelhinhas da Apae”, composto por 40 senhoras da sociedade capixaba, que há 52 anos trabalham durante o ano inteiro produzindo peças de cama, mesa e banho para serem vendidas no final do ano e ter a renda revertida para a Apae de Vitória.

 

 

A federação

 

A Federação das Apaes do Espírito Santo (Feapaes) foi fundada em 1992. É uma instituição sem fins econômicos voltada para a inclusão e desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual e a atuação sustentável das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) no Espírito Santo.

 

A Feapaes desenvolve ações de defesa e garantia de direitos, promoção da cidadania, assessoramento, formação e capacitação na área da deficiência intelectual e terceiro setor, articulação no âmbito das políticas de assistência social, educação, saúde, outras políticas transversais, estudo e pesquisa, congregando Apaes em 40 municípios do Estado.

Veja mais fotos em: https://www.flickr.com/photos/governodoes/albums/72157685732422300

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria

Karyna Amorim

(27) 3636-1446 / 98868-1847

karyna.amorim@vice.es.gov.br

Texto: Bárbara Caldeiras

 

 

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard