24/09/2025 20h18

Governo do Estado celebra o Dia Mundial do Turismo com avanços e novas perspectivas para o setor

Foto: Hélio Filho/Secom

Em alusão ao Dia Mundial do Turismo, celebrado no próximo sábado (27), o Governo do Estado promoveu, nesta quarta-feira (24), um evento especial na Casa do Turismo Capixaba, em Vitória. A cerimônia marcou o lançamento do Plano Estratégico de Marketing Turístico do Espírito Santo, iniciativa que visa fortalecer e promover o destino capixaba nos mercados nacional e internacional.

Também foi assinado um termo de cooperação entre a Secretaria do Turismo (Setur), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (SEBRAE/ES), a Câmara Empresarial do Turismo (CET/ES) e o Conselho Estadual de Turismo (Contures), com objetivo de fortalecer, promover e posicionar o Espírito Santo como um destino, além de estabelecer uma governança estadual para o desenvolvimento do setor.

“Temos uma Secretaria [do Turismo] para definir e coordenar as políticas públicas, mas as ações vão muito além de uma pasta. Sempre digo que o turismo é resultante de todas as outras ações de governo. Por exemplo, algumas pessoas podem deixar de ir a um destino sem pavimentação ou com pouca infraestrutura, ou talvez para algum lugar que seja violento. Por isso, precisamos estar bem e equilibrados em todas as áreas para que possamos seguir aumentando o volume de turistas em nosso Estado”, afirmou o governador Renato Casagrande.

Uma das ações citadas foi a redução do ICMS sobre o querosene de aviação para atrair mais voos para o Espírito Santo. “Aprovamos essa proposta e devemos fechar o ano com o maior número de passageiros da história do Aeroporto de Vitória. Esse é apenas um exemplo. Se formos falar de obras, olha a quantidade de rodovias que estamos construindo ou revitalizando em todo o Estado. Estamos com melhorias em nossos balneários, como as orlas de Piúma e Praia Grande. Isso demonstra que para definir as políticas públicas do turismo é importante que todo o Governo esteja trabalhando em conjunto”, pontuou.

No primeiro trimestre de 2025, o setor turístico capixaba registrou crescimento de 9,2%, o quarto maior índice do País, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Pará, de acordo com dados do Boletim Economia do Turismo no Espírito Santo. A publicação é fruto de uma parceria entre a Setur, o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES).

De acordo com o Boletim, o número de pessoas ocupadas nas atividades características do turismo no Espírito Santo no 1º trimestre de 2025 foi estimada, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), em cerca de 179 mil pessoas, a maior parte nos segmentos “Alimentação” e “Transporte” – representando juntos, quase 90% das pessoas ocupadas no setor.

O Plano Estratégico de Marketing Turístico tem como foco a capacitação de operadoras de turismo e a intensificação da comercialização do destino Espírito Santo. “Nós estamos fazendo investimentos, por meio de ações junto às principais operadoras para que elas possam divulgar os pacotes turísticos do Estado do Espírito Santo. Nós temos produtos já consolidados e as operadoras vão ofertar aos seus clientes os pacotes turísticos do nosso Estado”, explicou o secretário de Estado do Turismo, Victor Coelho.

O secretário destacou alguns dos pilares fundamentais de atuação da Setur, como investimentos em infraestrutura turística e a capacitação de recursos humanos, além de iniciativas como o Observatório do Turismo e a plataforma Conecta Turismo, que deverá ser lançada em breve.

O evento teve a participação de representantes do trade turístico e de agências de viagens. Em nome das operadoras, a gerente de Contas da BWT no Espírito Santo, Aline Prato, ressaltou a importância da parceria. “Estamos há quase 10 anos no Estado e é um orgulho poder divulgar um lugar tão maravilhoso com viagens e destinos encantadores. Atualmente, capacitamos mais de quatro mil agentes de viagens, de forma on-line ou presencialmente. Queremos realizar mais Famtours [viagens de familiarização para agentes de turismo] para promover o Espírito Santo. Mesmo sendo do Paraná, hoje me sinto uma capixaba”, declarou.

“Reafirmamos o nosso compromisso em fortalecer o setor e consolidar o Espírito Santo como um dos grandes protagonistas entre os destinos nacionais e, futuramente, internacionais. O trabalho realizado tem como foco a valorização das potencialidades do Estado, destacando suas belezas naturais, diversidade cultural e hospitalidade. Esse esforço é sustentado por investimentos estratégicos que visam garantir uma experiência cada vez mais qualificada para os nossos turistas”, acrescentou a subsecretária de Estado de Estudos, Negócios, Planejamento e Infraestrutura Turística, Lorena Vasques.

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