20/05/2018 16h00 - Atualizado em 20/05/2018 16h10

Governo do Estado assina ordem de serviço para construção de barragem em Laranja da Terra

Foto: Assessoria Seag

Mais uma barragem será construída pelo Estado, levando mais segurança hídrica à população e à agricultura. Desta vez, o município contemplado é o de Laranja da Terra. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), assinou, na manhã deste domingo (20), ordem de serviço para construção da barragem Taquaral, no distrito de Joatuba, em Laranja da Terra.


A barragem Taquaral será de terra, terá o custo de R$ 1,1 milhão e capacidade de armazenar 131 milhões de litros de água em 4,12 hectares de área alagada. Se houver um período de crise hídrica, a barragem terá capacidade para abastecer a comunidade por 90 dias seguidos. O prazo para entrega da obra é de seis  meses.


Participaram da solenidade o secretário de Estado da Agricultura, Ideraldo Lima, o prefeito Josafá Storch, o chefe de gabinete do governador, Paulo Roberto Ferreira, o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, Marcelo Oliveira, o subsecretário da Casa Civil, Miro Vilarim, além de lideranças do município.

O secretário de Estado da Agricultura, Ideraldo Lima, destacou que a barragem do córrego Taquaral faz parte de um conjunto de 60 barragens que serão construídas em todo o Estado. "Tenho o orgulho de fazer parte de um governo tão bem-sucedido. Nosso papel agora é fazer a entrega dos projetos que estavam em andamento. A reservação hídrica é fundamental para reduzir os impactos para a agricultura e a cidade em períodos de estiagem. Além da construção das barragens, o Governo, por meio do Idaf, desburocratizou o licenciamento de mais de 10 mil barragens nos últimos anos", disse Ideraldo.

O agricultor Rafael Pagung, que planta café e inhame, é um dos que doaram parte do terreno para construção da barragem. Ele disse que mais de 200 proprietários serão beneficiados. "A gente doou a área porque precisa da água para o nosso plantio. E outros proprietários passaram muito problema com a seca. Hoje a prioridade é água para o povo, para a agricultura e para o município. Não vai mais faltar água".

Programa Estadual de Construção de Barragens

O Programa Estadual de Construção de Barragens tem como objetivo ampliar a reservação de água para futuros períodos de estiagem. Até o final do ano serão investidos R$ 60 milhões para a construção de 60 barragens em todo o Espírito Santo.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Pedro Callegario
pedro.seages@gmail.com<mailto:pedro.seages@gmail.com>
(27) 3636-3651
(27) 9 8849-9814

Luiza Medina
luizamedina.seag@gmail.com<mailto:luizamedina.seag@gmail.com>
(27) 3636-3700
(27) 9 8860-6838

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard