15/03/2019 13h36 - Atualizado em 15/03/2019 13h38

Governo do Estado assina convênio para recuperação da orla de Piúma

Foto: Hélio Filho/Secom

Piúma, a “Cidade das Conchas”, em breve terá sua orla recuperada. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) assinou, nesta sexta-feira (15), o convênio para a construção de muro de contenção e recuperação de calçadas e ciclovia na Avenida Prefeito José de Vargas Scherer, a popular Avenida Beira Mar. O valor das obras é de R$ 4.619.334,90.

O convênio foi assinado pelo governador Renato Casagrande, pelo secretário Marcus Vicente, pelo prefeito de Piúma, José Ricardo Pereira da Costa e demais autoridades presentes. Durante a solenidade, Casagrande falou sobre a obra de recuperação da orla, que foi afetada pelos efeitos de uma forte ressaca do mar –, além da perspectiva de novos investimentos no município.

“É uma obra sonhada para Piúma. Vou acelerar no que tivermos recursos garantidos e ter cautela quando não tivermos. O engordamento da praia eu só posso fazer quando eu garantir o dinheiro. Estou me comprometendo com esta obra, pois temos os R$ 4,6 milhões do caixa do Tesouro Estadual para que eu possa repassar para a prefeitura. Agora a bola está com o prefeito. Assinado o convênio é preciso fazer a licitação e colocar essa obra para ser implementada”, afirmou.

O governador lembrou ainda, a relevância da obra para os moradores e turistas da cidade: “Essa obra é importante, pois Piúma tem uma frequência muito grande de visitantes durante dois a três meses do ano. Nos outros meses, o apelo turístico é menor, mas ainda assim recebe muitos turistas. Se a gente embelezar essa área litorânea, deixando mais bela do que é, tenho certeza que mais pessoas virão”, assegurou.

O secretário Marcus Vicente explicou o que será feito nas obras de recuperação da Avenida Beira Mar. “Serão executados 780 metros de muro de contenção, 1.960 metros de meio fio de concreto, calçadão com rampas de acessibilidade, ciclovia, 3 decks de madeira, 37 postes com luminárias e 1.177,16 m² de recuperação da via em asfalto. As obras beneficiarão a população, turistas e comerciantes, reconstruindo este importante trecho que foi destruído por ressacas marítimas”, garantiu.

O titular da Sedurb ressaltou ainda que o valor total será pago em três parcelas, à medida que a Prefeitura prestar contas do que está sendo feito.

Assessoria de Comunicação da Sedurb
Karolina Gazoni